Home » Actualidades » Sonangol interessada no petróleo são-tomense

Sonangol interessada no petróleo são-tomense

 

A Sonangol (de Angola) éstá interessada na exploração do petróleo são-tomense, bem como no reforço da cooperação comercial em infraestruturas e fornecimento de combustíveis ao arquipélago.

“Nós (Sonangol) queremos reforçar a cooperação comercial com São Tomé e Príncipe”– disse o presidente da Comissão Executiva da empresa angolana, Paulino Jerónimo – citado pela STP-Press -, no final de um encontro com o chefe do governo são-tomense, Patrice Trovoada, sublinhando que “viemos tartar, naturalmente, desta cooperação entre os dois países próximos e amigos”.

Ao manifestar o interesse da Sonangol na exploração do petróleo localizado na zona económica exclusiva são-tomense, o responsável da empresa angolana revelou o interesse “no bloco 2 da zona exclusiva de São Tomé e Príncipe”, que foi, alias, “um dos assuntos tratados”.

Alem de ter reafirmado o interesse da Sonangol de reforçar a intervenção no fornecimento de combustíveis ao mercado são-tomese, Jerónimo manifestou, ainda, a pretensão de investimentos no sector das infraestruturas, no âmbito do plano estratégico de ambas as partes.

As relações bilaterais entre Angola e São Tomé e Príncipe têm o seu quadro jurídico assente no Acordo Geral de Amizade e Cooperação, assinado em 19 de Fevereiro de 1978, à luz do qual foram rubricados vários acordos com vista a promover e a aprofundar as relações de cooperação económica, científica, técnica e cultural entre os dois países lusófonos.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados