Home » Actualidades » São Domingos: PM preside acto central do Dia Mundial da Juventude

São Domingos: PM preside acto central do Dia Mundial da Juventude

Câmara Municipal preparou um leque variado de actividades para o evento que se assinala neste sábado.

 As actividades começaram sexta-feira, 11, com a realização da Assembleia-Geral da Federação Cabo-Verdiana da Juventude, e prosseguem durante todo o dia deste sábado.

Aliás, o dia começou cedo para os jovens de São Domingos (no interior de Santiago) e visitants de outras paragens, que iniciaram com actividades de voluntariado como campanha de limpeza, plantação da “Árvore da Juventude” e  pintura de um mural alusivo à data: 12 de Agosto.

 Para o período da tarde, a organização espera receber vários convidados, com destaque para o Primeiro-Ministro (PM), José Ulisses Correia e Silva, seguido de animação cultural, com batucadeiras é outros géneros.

Para as 14H50, a organização tem prevista a inauguração do Centro do Empreendedorismo Jovem de São Domingos. Na ocasião, haverão discursos do Presidente da Federação Cabo-Verdiana da Juventude, Hélmer Fortes, do Edil local, Clemente Garcia, e do PM, Ulisses Correia e Silva.

 Às 15H30 haverá uma conversa aberta, sob o tema: “Governo e Câmaras Municipais: Que Políticas Públicas para os Jovens e Quais as Responsabilidades de Cada Um?”, animada pelo PM e pelo Presidente da Câmara local.

Na sequência, haverá uma palestra sobre “Como Aproveitar o Dividendo Demográfico, Através dos Investimentos na Juventude?”, proferida pelo director de Metodologias e Sistemas de Informação do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Carlos Mendes.

 Rosselma Évora apresentará, de seguida, o tema: “As Organizações Juvenis e o Papel que Podem Desemprenhar na Monitorização e Influenciação de Políticas Públicas para a Juventude”.

No encerramento, discursarão o director do Pelouro da Juventude da Elidilidade anfitriã, o presidente da Federação Cabo-Verdiana da Juventude, e a representante das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson,

 As celebrações encerram-se às 18H30, com animação cultural.

O Dia Internacional da Juventude comemora-se, por Resolução das Nações Unidas, desde 1999, em resposta à Recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa (Portugal), de 8 a 12 de Agosto de 1998.

O principal objectivo da data é dar ênfase à educação e à conscientização dos jovens, para que assumam a responsabilidade como representantes do futuro do Llaneta Terra.

JN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados