Home » Actualidades » JMN chefia missão de observadores da União Africana às eleições em Angola

JMN chefia missão de observadores da União Africana às eleições em Angola

As eleições gerais em Angola acontecem no dia 23, estando o país, neste momento, em plena campanha eleitoral.

O ex-primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, vai chefiar a missão de observadores da União Africana às eleições em Angola, que acontecem no próximo dia 23 deste mês, soube o A NAÇÃO.

JMN encabeçará uma comitiva formada por cerca de quarenta observadores da UA, pelo que deve chegar a Angola no próximo dia 17, prolongando-se a sua estada nesse país até o dia 27, depois de apresentar o seu relatório final.

Antes disso, JMN teve também um convite pessoal do presidente angolano, José Eduardo de Santos, que convidou igualmente o antigo chefe de Estado cabo-verdiano, Pedro Pires, para o mesmo tipo de tarefa.

As eleições gerais em Angola acontecem no dia 23, estando o país, neste momento, em plena campanha eleitoral.

A Constituição angolana, aprovada em 2010, prevê a realização de eleições gerais a cada cinco anos, elegendo 130 deputados pelo círculo nacional e mais cinco deputados pelos círculos eleitorais de cada uma das 18 províncias do país (total de 90).

O cabeça-de-lista pelo círculo nacional do partido ou coligação de partidos mais votado é automaticamente eleito Presidente da República e chefe do executivo.

Pela primeira vez o MPLA, partido no poder desde a independência em 1975, concorre com um outro cabeça de lista, que não José Eduardo dos Santos, mas sim João Lourenço.

Tanto a UNITA como a CASA-CE concorrem, uma vez mais, com os mesmos cabeças de lista: Isaías Samakuva e Abel Chivukuvuku, respectivamente.

Da profusão de partidos e coligações, aquelas três forças políticas são tidas como as mais fortes. O país é vasto, a disparidade de meios entre os concorrentes é igualmente grande, sendo este facto apontado como um dos elementos salientes da luta desigual entre o partido no governo, que tudo domina, e os seus adversários.

 

 

 

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados