Home » Mundo » Alemanha: Eleições de Setembro disputadas por 42 partidos

Alemanha: Eleições de Setembro disputadas por 42 partidos

Sondagens apontam, nesta altura, para a vitória da CDU, de Angela Merkel, seguida do SPD, de Martin Schulz.

 

As eleições gerais de 24 de Setembro, na Alemanha, vão ser disputadas por 42 partidos, anunciou a Comissão Eleitoral alemã, quando faltam menos de sete semanas para a votação.

O Parlamento Federal (Bundestag) é, actualmente, composto por deputados de cinco partidos: a União Democrata-Cristã (CDU) e a sua aliada União Social Cristã da Bavária (CSU), o Partido Social-Democrata (SPD), A Esquerda e Os Verdes.

Os estudos de opinião apontam para que, na próxima legislatura, entrem no parlamento o Partido Liberal (FDP) e a Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita.

Às eleições gerais concorrem, também, vários partidos que estão apenas representados em parlamentos regionais, como Os Piratas ou o Partido Nacional Democrático (NPD, extrema-direita), e partidos considerados marginais, como o Die Rechte (neo-nazi) ou o Partido Marxista Leninista (extrema-esquerda).

As sondagens apontam, nesta altura, para que a CDU de Angela Merkel, actual chefe do Governo, vença o escrutínio, com 38 por cento (%), seguida do SPD de Martin Schulz, com 23%, da Esquerda (10%).

O FDP, os Verdes e a AfD deverão obter votações de 7% ou 8%.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados