Home » Actualidades » Destaques da edição 519 do Jornal A NAÇÃO

Destaques da edição 519 do Jornal A NAÇÃO

POLÍTICA EXTERNA

ISRAEL ENCALACRA CABO VERDE

O secretário-geral do MpD, Miguel Monteiro, assumiu, esta semana, o “reposicionamento” de Cabo Verde a favor de Israel, na linha do anunciado pelo A NAÇÃO, no seu número de 27 de Julho. Já o presidente Jorge Carlos Fonseca demarca-se do primeiro-ministro daquele país do Médio Oriente, que em dois “tweets” fez saber que este arquipélago tornou-se aliado estratégico do seu país nas Nações Unidas. Em que ficamos?

CAIXA ECONÓMICA DE CABO VERDE

VENDA “SECRETA” DAS ACÇÕES DA ÍMPAR AO INPS ESBARRA EM QUESTÕES LEGAIS

Com o fecho do Novo Banco, o Executivo de Ulisses Correia e Silva pretende assumir, via INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), o controlo da Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), como forma de levar adiante a ideia de um “banco social”, virado para as pequenas e médias empresas, como consta no Programa do Governo. Aspectos legais podem, contudo, inviabilizar o acordo tácito para a aquisição das acções que a Seguradora ÍMPAR detém na CECV.

PRIVATIZAÇÕES EM EBULIÇÃO

Com a aprovação, em sede do Conselho de Ministros, do decreto-lei para a privatização da TACV Internacional, ficam criadas as condições para a conclusão do negócio com a Icelandair. A par disso, juntam-se outras empresas públicas que o Executivo de Ulisses Correia e Silva conta alienar até 2021. Nem a Escola de Hotelaria e Turismo fica de fora.

POLÉMICA

CEDÊNCIA DE TERRENO AO EMBAIXADOR DA UE CAUSA CONTESTAÇÃO

A atribuição pela Câmara Municipal da Praia (CMP) de um lote de terreno na Prainha/Quebra Canela ao ainda representante da União Europeia (UE), José Manuel Pinto Teixeira, não caiu no agrado público. Em defesa da sua decisão, a CMP fala em “campanha difamatória”, enquanto a Embaixada Portuguesa solicitou já o embargo da obra.

SÃO VICENTE

PROGRAMA “TÁXI SEGURO” NÃO SAI DO PAPEL

Há muito que enfrentar o turno da noite na Cidade do Mindelo 8em São Vicente) é um trabalho arriscado para os taxistas, devido à insegurança. A pensar nisso, a Polícia tem em preparação o programa “Táxi Seguro”, algo tido pela classe como sendo uma miragem, já que tarda em sair do papel.

SAMBISTA DUDU NOBRE

“SÃO VICENTE É MESMO UM BRASILZINHO”

Há vários dias em São Vicente, para ministrar “worshops” sobre Carnaval e participar no Festival da Baía das Gatas, que acontece este fim de semana, o sambista Dudu Nobre está encantado com a “Ilha do Monte Cara”. Para ele, este “Brasilzinho” tem futuro na festa do Rei Momo.

Integra, também, esta Edição nº 519 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 10 de Agosto, o já tradicional Caderno ETC.; a par das opiniões de Casimiro de Pina e Vlademiro Furtado; e a Coluna de Filinto Elísio.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados