Home » Actualidades » Fogo: Festas do município dos Mosteiros homenageiam Guilherme Monteiro “Minó de Ninita”

Fogo: Festas do município dos Mosteiros homenageiam Guilherme Monteiro “Minó de Ninita”

Gil Semedo, Grace Évora, Lejemea e Tabanka Djaz são os cabeças de cartaz edição deste ano das Festividades do Dia do Município dos Mosteiros.

As festas do município dos Mosteiros, na ilha do Fogo, decorrem de 8 a 15 de Agosto, em homenagem, este ano, a Guilherme Gonçalves Monteiro – Minó de Ninita.

A Câmara Municipal homenageia, assim, a título póstumo, o activista cultural Guilherme Gonçalves Monteiro, mais conhecido por Minó de Ninita. A sessão de homenagem está agendada para 11 de Agosto, às 9H00, no Salão Nobre da Câmara Municipal dos Mosteiros. Nessa ocasião vão ser também homenageadas outras personalidades do município, nos domínios do Desporto, Política, da Sociedade Civil e Diáspora.

De acordo com informações disponibilizadas no sítio da Câmara Municipal dos Mosteiros, na internet, as festas do município contemplam eventos desportivos, culturais e políticos, culminando com a realização do 24º Festival de Praia Lantcha, na tarde de terça-feira, 15, após a missa solene em honra à Santa Padroeira, Nossa Senhora da Ajuda.

Segundo a mesma fonte, um dos pontos altos das festas deste ano é a inauguração do remodelado Polivalente João de Jóia, o novo recinto dos bailes populares que se realizam no quadro destas festas. A inauguração está agendada para 12 de Agosto, às 13H45, logo a seguir à celebração do Dia do Emigrante.

A Câmara Municipal programou outras duas inaugurações. A da ponte de Murro, na abertura das festas, no dia 8 de Agosto, às 16H30, e a do Gabinete Municipal do Empreendedorismo, no dia 11, às onze da manhã, nas antigas instalações do Centro da Juventude, na cidade de Igreja.

No desporto, o torneio do município em futebol, as corridas de cavalo, a prova de ciclismo e a corrida do município são os eventos habitualmente mais concorridos, mas há ainda provas de natação, corrida de botes, jogos de mesa e torneios de futebol de salão em femininos e entre serviços. O campeonato inter-zonas de futebol, que se prolonga além das festas, é também parte do programa concebido pela edilidade mosteirense.

Gil Semedo, Grace Évora, Lejemea e Tabanka Djaz são os cabeças de cartaz edição deste ano das Festividades do Dia do Município dos Mosteiros, aos quais se juntam muitos outros artistas e bandas de sucesso. Zé Delgado, Du Marthaz, Buguin, Vargas, Nelson Jr., Ana Lopes, Banda De Martins, Beatz Boys, Félix e Banda, Xibiote e Ló estão no cartaz das noites de baile popular.

Está igualmente agendada a habitual Feira Regional de Artesanato e Agro-pecuária. A feira tem abertura prevista para o dia 11 de Agosto, às 11 horas, na Praça Azambuja.

Na literatura, no dia 9, o autor Adriano Pires faz o lançamento da sua obra intitulada “Crise de Continência”, que retrata situações de riscos no seio das Forças Armadas de Cabo Verde.

 

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados