Home » Mundo » Alemanha e França apoiam Níger na luta contra o terrorismo

Alemanha e França apoiam Níger na luta contra o terrorismo

Estes países europeus auxiliam esforços do Níger na protecção das suas fronteiras, no quadro da luta contra o terrorismo.

Em visita de trabalho ao Níger onde foi recebida pelo Presidente nigerino, Issoufou Mahamadou, a ministra alemã da Defesa, Ursula Von der Leyen, sublinhou que o apoio franco-alemão será também extensivo   aos investimentos necessários para o desenvolvimento económico do país.

No termo do seu encontro com o chefe de Estado nigerino, Ursula disse à imprensa ter abordado com Issoufou a “parceria comum na luta contra o terrorismo, para estabilizar as zonas do Sahel, mas, também, as questões de crime organizado e de tráfico internacional, para lutar contra a migração irregular”.

No quadro desta deslocação, a ministra Ursula Von der Leyen visitará a estrutura do G5 Sahel a ser criada com o apoio da Alemanha e de França, dois países que vão, também, apoiar esta força-conjunta com equipamento e formação dos seus membros, bem como na mobilização dos parceiros europeus e internacionais em apoio da sua acção.

Depois do Níger, Ursula Von der Leyen seguirá para o Mali, juntamente com a ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly, proveniente do Tchad.

Os dois responsáveis europeus estão em périplo pelos países do Sahel, para “reafirmar o apoio” dos seus países à solidificação da força-conjunta do G5-Sahel, chamada a desempenhar um papel essencial para combater o terrorismo e os tráficos que contribuem para a instabilidade da região.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade