Home » Actualidades » Africa Avanza: Tudo está a postos para 23a missão solidária

Africa Avanza: Tudo está a postos para 23a missão solidária

A ilha do Sal recebe a partir desta sexta-feira (4) a 23a missão solidária dos médicos da Associação Africa Avanza. A vinda de um técnico especializado em manutenção de equipamentos técnicos é a novidade desta missão.

Algumas semanas após a conclusão da última missão do programa “Médicos Solidários para Cabo Verde” (MSCV) tudo está a postos para o arranque da 23a missão na ilha do Sal. Com arranque já esta sexta-feira, esta prolonga-se até dia 13 de Agosto.

Nesta deslocação participa uma equipa formada por quatro voluntários, dos quais três enfermeiras especializadas em cirurgias, esterilização de materiais, limpeza e saneamento de salas de operação.

A 23a missão privilegia o treinamento e conteúdo técnicos e não o cirúrgico como tem sido prática mais recentemente. O programa compreende um curso de treinamento teórico sobre limpeza e esterilização de equipamentos sanitários e saneamento de blocos cirúrgicos para enfermeiros no Hospital de Sal e outros locais. Inclui também treinamento prático na gestão de dois equipamentos de esterilização doadas pela África Avanza.

A novidade desta missão prende-se com o quarto elemento da equipa, que é um técnico em electrónica e especialista em manutenção de equipamentos médicos. Este deverá realizar uma revisão técnica de todo o equipamento médico do Hospital de Sal, para realizar os trabalhos de manutenção necessários e proceder ao reparo das falhas, na medida do possível. Trata-se de uma ação pioneira e de grande utilidade para o desenvolvimento da atividade sanitária e cirúrgica nas melhores condições.

Como em todas as missões do programa MSCV, a equipa médica voluntária fornecerá suporte na área de emergência do Hospital e permanecerá disponível 24 horas por dia para emergências.

JF

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados