Home » Actualidades » Sal: Música Djad’Sal elevada a categoria de Património Cultural Imaterial Municipal

Sal: Música Djad’Sal elevada a categoria de Património Cultural Imaterial Municipal

Esta iniciativa de propor à Assembleia Municipal a elevação da música “Djad’Sal” a património cultural imaterial da ilha do Sal partiu do cidadão, Ildo Rocha.

A música, Djad’Sal, do músico, compositor e intérprete Alcides Spencer Brito foi elevada a património cultural imaterial do município do Sal, na quarta-feira (26). Os deputados com assento na assembleia municipal do Sal foram unânimes na decisão, aprovada na IV sessão ordinária do VII mandato, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Esta iniciativa de propor à Assembleia Municipal a elevação da música “Djad’Sal” a património cultural imaterial da ilha do Sal partiu do cidadão, Ildo Rocha (Evel Rocha).

Trata-se do reconhecimento pela composição, enquanto declaração de amor do seu autor à ilha do Sal e que “traduz o sentimento de todos os salenses”, segundo Ildo Rocha.

Na ótica dos deputados a música reúne todos os requisitos para a sua protecção e conservação como património cultural imaterial de interesse municipal.

Já o compositor, Alcides Spencer Brito, visivelmente satisfeito, segundo escreve a página do facebook da edilidade salense, disse em jeito de agradecimento “ A música “Dja’Sal” não é minha! Ela é o hino do verdadeiro Salense, aquele que em qualquer parte do globo, estando onde estiver, enche o peito, bate e afirma com orgulho: Mi é de Sal….”.

“Gostaria de agradecer ao meu amigo Salense, Dr. Ildo Rocha, um dos orgulhos da intelectualidade da ilha, a amizade e ousadia que teve em propor à Assembleia e à Câmara Municipal do Sal, a elevação da música Dja de Sal a património Municipal Imaterial, não esquecendo o meu amigo Nhone Lima, como interprete, Jean Claude Gomes, produtor e os excelentes músicos pelo trabalho realizado, sem o qual a música Dja de Sal não teria o impacto que teve e tem, na senda da música Cabo-verdiana”, finalizou satisfeito e emocionado Alcides Spencer Brito (Tchinoa).

JF

 

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados