Home » Actualidades » Jovem cria serviço de entrega de compras ao domicílio

Jovem cria serviço de entrega de compras ao domicílio

Leonel Gonçalves é sócio-gerente do minimercado Leonel & Domingas, na Cidade da Praia, que criou um serviço de entrega de compras ao domicílio, o primeiro do género em Cabo Verde. Formado em Biologia, Leonel aposta, também, num projecto de combustível biometano.

Leonel Barbosa Gonçalves, 27 anos, é sócio-gerente do minimercado Leonel & Domingas, situado na Achada Grande Traz, que faz a entrega das compras dos seus clientes ao domicílio. Isto é, nas compras igual ou superior a dez mil escudos para clientes normais e a partir de cinco mil escudos para clientes com idade igual ou superior a 65 anos.

Licenciado em Ciências Biológicas, Leonel conta que trabalhou cerca de um ano como analista clínico, na cidade da Praia, até que, 2015, decidiu assumir o negócio que os pais tinham no Palmarejo, criando uma empresa com a marca Leonel & Domingas, uma vez que dispõe de um espaço na Achada Grande Trás que estava fechado.

“No início não foi nada fácil, apesar de ter entrado no mercado com o preço dos produtos barato. A uma certa altura cheguei a pensar que estava a gerir o impossível, dado que o fluxo das vendas não justificava o negócio. Depois de melhor análise, percebi que o problema estava relacionado com o transporte. Os clientes, depois de fazer as suas compras, ficavam bastante tempo à porta do minimercado à espera de um táxi”.

Diante disso, Leonel adianta que resolveu transformar essa dificuldade numa ideia inovadora, começando por estudar as redes de minimercado que existem em Portugal e no Brasil com serviço de entrega ao domicílio. “Há cerca de três meses implementamos esse serviço para facilitar a vida dos clientes. Nesta primeira fase o projecto cobre um raio de 7 km da loja, com entregas dos produtos na porta do cliente, desde que o valor das compras sejam igual ou superior a dez mil escudos para os clientes com idade inferior a 65 anos, e a partir de cinco mil escudos para pessoas com idade superior a 65 anos”. Já para as compras no valor inferior a dez mil escudos, feitas por pessoas com idade inferior de dez mil escudos, cobra-se uma taxa de entrega que varia entre 50 e 150 escudos, consoante a distância.

Conforme Leonel, hoje, o seu minimercado dispõe de um número de clientes fixos na Achada Grande Frente, São Francisco, Calabaceira, Achada Mato, Achadinha, Bairro, São Tomé, Safende e Várzea. “E também já estamos a abastecer algumas cantinas na Achada Grande Frente. As encomendas são feitas por telefone ou email, apontando a lista dos produtos que precisam, preparamos tudo, fazemos factura e entregamos o mais rápido possível”, refere.

Criação de uma plataforma, Leonel afirma ainda que, numa segunda fase do projecto, pretende criar uma plataforma virtual onde as pessoas poderão recorrer e fazer as suas encomendas e compras online, para depois o produto ser entregue na porta do cliente. “Isso quer dizer que, sem sair de casa, as donas de casa poderão receber as suas compras em casa”, afirma.

Por isso, acrescenta, “estamos a trabalhar ainda para alargar área de cobertura para além dos raios do 7 km iniciais. Queremos levar os nossos serviços a todos os bairros, ribeiras e cutelos da cidade da Praia”.

Carros Ecológicos

As ideias de Leonel não se restringem ao comércio em retalho. Formado em biologia, procura agora desenvolver um serviço de transporte de compras com menos custo de manutenção e sem grandes prejuízos a nível ambiental.

“Vamos trazer carros ecológicos que funcionam com combustível biometano, que, para além de serem mais baratos, produzem menos poluentes comparativamente aos combustíveis fósseis. Isso já é uma prática muito utilizada no Brasil. Inicialmente, isso vai acarretar-nos muitos custos, mas, com o tempo, vamos conseguir montar um centro reactor para gerar o combustível biometano. Vai ser também um projecto inovador e com muitos ganhos para Cabo Verde”.

Actualmente, o minimercado Leonel & Domingas emprega quatro efectivos, número esse que, segundo o seu responsável, deverá aumentar à medida que o negócio for se expandindo. “Aproveito para desafiar os jovens para serem ousados e inovadores em qualquer sector de actividades, mesmo começando por vender pastel e fresquinha. Devem sempre fazer de uma forma diferente capaz de conquista clientes”, conclui.

Testemunho, Jacira  Lopes Fernandes, residente na Achada Mato, é cliente do serviço de entregas do minimercado Leonel & Domingas. “Fiquei a saber do serviço através da minha mãe. A Cidade da Praia estava a precisar de algo do tipo. Isso facilita a vida daqueles que ainda não têm carro próprio”, conclui Leonel.

SM

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade