Home » Brava » Ilha Brava: Festas de “Nhô Sandjon ’2017” atingem velocidade cruzeiro

Ilha Brava: Festas de “Nhô Sandjon ’2017” atingem velocidade cruzeiro

Esta sexta-feira, o Estádio “Aquiles de Oliveira” quase que “arrebentará” pelas costuras, não por mor do futebol, mas pela animação e músicas de Assol Garcia, Bulimundo, Hélio Batalha e Jorge Neto.

 As Festas de São João’2017, na “Ilha das Flores”, apresenta um cartaz de luxo, tanto a nível musical, como em diversas outras actividades e vertentes culturas – e não só!

A programação já vem de trás, mas o clímax acontece entre esta sexta-feira e sábado – véspera do Santo Padroeiro: São João Baptista, e do Dia do Município – 24 de Junho.

À semelhança dos outros anos. e para não “quebrar” a tradição, a Câmara Municipal, liderada por Orlando Balla, apresentou um programa rico e variado, em concertação com diversos parceiros, contemplando eventos sociais, culturais e religiosos, sem se esquecer da diáspora.

Como são esperadas milhares de almas – entre residentes dos mais diversos cantos da Brava, autoridades civis e religiosas, visitantes de outras ilhas, turistas, emigrantes, entre tantas outras -, o Estádio “Aquiles de Oliveira” foi o escolhido para albergar as actividades “de massa”.

Além de receber o “Festival da Brava”, no qual se pontuaram “as potencialidades e pratas da casa”, designadamente, o “Grupo Barbinha”, “Brava 7 Luas Band”, “Os amigos”, “Irmãos Unidos”, “Tó de Chile & Banda”, entre tantos outros, “Aquiles de Oliveira” recebe, também, os consagrados Bulimundo, Hélio Batalha, Assol Garcia, e Jorge Neto.

Portanto, razões mais do que suficientes para uma “noite em grande e mais de bem passada” na Cidade de Nova Sintra – a Capital da “Terra de Nhô Tatai”.

As festividades de “Nhô Sandjon”, na Brava, tidas como “possuidoras de características únicas e especiais”, não se esqueceu, este ano, da beleza, contemplando o Concurso “Miss Brava”, assim como eventos desportivos, como corrida de botes, atletismo, ciclismo, entre outros.

Antecipando o 24 de Junho, houve o “Pilon” (em Achada Igreja, ritmado pelo rufar dos tambores, cantarolar das coladeiras e dança dos cavalos) para a feitura do “xerém de festa”, para “oferecimento diário” de comidas e bebidas na Casa do Festeiro.

O tradicional almoço de “Nhô Sandjon” será servido, “a toda a freguesia”, às 13 horas deste sábado, na Escola Materna (em Nova Sintra).

Este sábado – Dia de “Nhô Sandjon” e do Município bravense -, o programa começa com o ritual de “vestimenta do Mastro” (ornamentação com os produtos da terra: frutas, verduras, tubérculos e confeites diversos) e cortejo Achada Igreja-Cutelo Grande, que, no final da tarde, será “despido” por populares – principalmente, os jovens mais afoitos! -, ganhando o prélio, aquele que maior número de produto conseguir “resgatar”.

A nível do sagrado, na tarde desta sexta-feira, 23, serão realizadas as “Vésperas”, na Igreja Matriz de São João Baptista, em Achada Igreja (Cidade de Nova Sintra), para, às dez e meia de sábado – O Dia Grande -, se registar procissão e missa solene.

As festas só findam na segunda-feira, 26, dia reservado à “Festa dos Emigrantes”, cujo palco será Fajá d’Água.

O  representante do Governo nas Festas de São João e do Dia do Município’2017, cujo ponto alto é a 24 de Junho (sábado), é o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que chegou à “Ilha das Flores”, quinta-feira, 22, depois de ter cumprido uma visita de dois dias ao Fogo (20 e 21).

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados