Home » Banner Administracao » Nota de omprensa: Comemoração do dia da Função Pública Africana

Nota de omprensa: Comemoração do dia da Função Pública Africana

WORKSHOP - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CENTRADA NO CIDADÃO E EMPRESAS

Direção Nacional da Administração Pública, 20 de Junho de 2017 – O Dia da Função Pública Africana que coincide com o Dia das Nações Unidas para a Função Pública é celebrada no dia 23 de Junho, cujo objetivo é encorajar os atores governamentais e não-governamentais a promoverem espaços de reflexão sobre o desenvolvimento, boa governação e promoção do Estado de Direito e Democrático, em África.

Assim, convindo a assinalar do Dia, e na perspetiva do envolvimento dos diversos sociais, o MF – Direção Nacional da Administração Pública em parceria com a Casa do Cidadão, realiza o workshop Internacional: Administração Pública centrada no Cidadão e Empresas.

O Tema, Administração Pública centrada no Cidadão e Empesas, vem de encontro a estratégia do Governo, que é ter uma Administração Pública aberta e ao serviço do cidadão. Preocupada com a qualidade na prestação de serviços públicos através da melhoria continua. Pois, uma Administração Pública forte e eficaz é indispensável para o êxito do em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O workshop pretende, dar espaço e oportunidade a sociedade civil e empresas de estarem na discussão de temas de interesse, para a melhoria do serviço publico, promovendo novas atitudes e comportamentos, tendo foco nos desafios atuais, em perceber oportunidades e tendências para a inovação e abordar os instrumentos de gestão em prol do capital humano, para a excelência e qualidade do serviço publico.

O evento realiza- se nos dias 22 e 23 de Junho, na sala de conferências do Hotel Trópico. O ato de abertura será presidido por Sua Excia. O Ministro das Finanças, Olavo Correia.

O workshop está formatado de forma a se debater a Administração Pública globalmente: Funcionários/Utentes e Empresas. Por isso, a organização de 2 painéis:

  • PAINEL I – Administração Pública Aberta Centrada no Cidadão; cujo objetivo é apresentar os desafios para a Administração Pública, perante os objetivos do desenvolvimento do país.
  • PAINEL II – Inovação e Modernização do Setor Público; cujo objetivo é perceber as tendências que potenciam um salto qualitativo na Administração Pública na gestão de informação e conhecimento, nos Instrumentos de gestão por resultados, desenvolvimento e avaliação dos recursos humanos, em busca da excelência do serviço publico.

Enquadrado nas comemorações do Dia da Função Pública estão previstas, um torneio de futsal entre instituições públicas e privadas no polidesportivo do Bairro Craveiro Lopes e uma campanha de doação de sangue no dia 24 de Junho.

Em anexo o programa do referido encontro

Contamos com a colaboração dos Órgãos da Comunicação Social na cobertura do evento.

 

*******************************

Sobre o Dia da Função Pública

Foi em 1994, em Tanger, que os Governantes africanos responsáveis pela Função Publica, a convite de Marrocos, se reuniram numa conferência pan-africana e decidiram declarar o dia 23 de Junho como “dia Africano da Função Pública”, coincidindo com o dia das Nações Unidas para a Função Pública, servindo como data de reflexão sobre muitos problemas enfrentados pela Administração Pública Africana no seu dia-a-dia.

O Dia das Nações Unidas para a Função Pública sublinha a importância e o valor moral do serviço à comunidade e salienta o contributo que os funcionários públicos, em todo o mundo, podem dar para o desenvolvimento, a democracia e a paz.

Este dia, celebrado por decisão da Assembleia Geral, é também uma maneira de saudar o trabalho dos funcionários e de incentivar os jovens a seguirem uma carreira nesta área vital.

________________________________________________________________________________________________________

Para mais informações, contactar Guevara Cruz (Diretor Nacional da Administração Pública), Tel: 260 7414 – Móvel: 5159239 guevara.cruz@mf.gov.cv

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados