Home » Actualidades » “A Imagem do cabo-verdiano nos textos portugueses” lançado na Praia

“A Imagem do cabo-verdiano nos textos portugueses” lançado na Praia

Da autoria do professor e investigador Danilo Santos, a obra é apresentada esta segunda-feira, 19, na Livraria Pedro Cardoso.

“A imagem do cabo-verdiano nos textos portugueses:1784-1844” é a mais nova obra a ser dada à estampa pela Livraria Pedro Cardoso (LPC), na Praia.

Da autoria do professor e investigador Danilo Santos, o livro, cujo lançamento acontece esta segunda-feira, 19, resulta de uma investigação que tem como pano de fundo a análise da imagem do povo cabo-verdiano “construída, pensada e dada a ler nos textos portugueses”, produzidos entre 1784 e 1844, por um grupo de homens não cabo-verdianos, que eram denominados de forasteiros, que “viveram, trabalharam ou que, simplesmente, passaram pelo arquipélago”.

“Esta obra que, certamente, vai ser uma importante ferramenta de estudo sobre a história do povo cabo-verdiano, é mais um contributo e incentivo à pesquisa para o fomento da produção científica cabo-verdiana”, lê-se na numa nota enviada à redacção.

Ainda segundo a mesma fonte, a data escolhida pelo estudo, justifica-se pelo conjunto de descrições de carácter histórico, geográfico e sociológico, que surgiu entre os finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX, formando um conjunto de textos organizados em forma de “Notícias”, “Ensaios”, “Dissertação”, “Relatos”, “Memórias” e “Estudos”.

Licenciado em Estudos Africanos e mestre em “História da África”, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Danilo Santos é, actualmente, professor de História e Cultura Cabo-verdiana no Liceu Armando Napoleão Fernandes, em Santa Catarina de Santigo. Frequentemente tem colaborado, também, com o Instituto Universitário de Educação (IUE) e com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
JN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados