Home » Mundo » Angola recebe 29 mil toneladas de fertilizantes de Marrocos

Angola recebe 29 mil toneladas de fertilizantes de Marrocos

O produto vai aliviar os produtores, principalmente os camponeses, porque vão comprar os fertilizantes a preço mais baixo.

Mais de 29 mil toneladas de fertilizantes, provenientes de Marrocos, chegaram, no final de semana, à capital angolana, Luanda, para permitir aumentar a produção agrícola no país, segundo a agência angolana de notícias (Angop).

A atracagem do navio no Porto de Luanda foi testemunhada pelo ministro angolano da Agricultura, Marcos Nhunga, que disse à imprensa que a chegada desta primeira embarcação ocorreu nos termos de um memorando assinado com Marrocos, para fornecer adubos ao país a preços acessíveis.

“É o primeiro barco, daqui para frente virão, mensalmente, um barco ao país, que vai permitir que possamos ter até ao fim do ano, mais de 150 mil toneladas no país, representando dez vezes aquilo do que Angola normalmente adquiria”, disse.

Ele explicou que as mais de 29 mil toneladas vão aliviar os produtores, principalmente os camponeses, porque vão comprar a preço mais baixo, constituindo-se num indicador importantíssimo para a produção agrícola, porque, nos últimos tempos, se saiu de 35 mil para sete mil kwanzas angolanos o saco de 50 quilos (um dólar americano equivale a cerca de 170 kwanzas).

O navio levou fertilizantes compostos, razão pela qual o país vai negociar com a Rússia a venda de fertilizantes simples de que o país precisa, a partir de Outubro próximo, visando tornar a agricultura angolana competitiva, afirmou.

Lembrou que o acordo com Marrocos prevê a venda de fertilizantes ao país, aos operadores económicos privados, bem como a análise do solo e a instalação de um “blinde” de fertilizantes no país para ajudar os produtores privados no sentido de fazerem uma encomenda em função das caraterísticas do solo.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados