Home » Mundo » Segurança: NATO confia em “todos os Aliados” na gestão de informação secreta

Segurança: NATO confia em “todos os Aliados” na gestão de informação secreta

Posição surge a uma semana da cimeira de chefes de Estado e de Governo, em Bruxelas, que assinalará a "estreia" do presidente norte-americano, Donald Trump, em reuniões da Aliança Atlântica.

 

O secretário-geral da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, na sigla portuguesa), Jens Stoltenberg, manifestou, quinta-feira, 18, em Bruxelas (Bélgica), confiança em “todos os Aliados” na gestão e partilha de informação sensível, quando questionado sobre o material secreto partilhado pela administração norte-americana com a Rússia.

“Aprecio muito a cooperação que temos no seio da NATO a nível de partilha de informação. Confio em todos os aliados e estou absolutamente certo de que eles sabem partilhar e gerir esta informação de uma boa maneira”, disse, quando questionado, à entrada para uma reunião com os ministros da Defesa da EU, sobre se estava preocupado por Washington ter partilhado informação altamente sensível com Moscovo.

A uma semana de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo, em 25 de Maio, em Bruxelas, que assinalará a “estreia” do presidente norte-americano, Donald Trump, em reuniões da Aliança Atlântica, o secretário-geral da organização limitou-se a acrescentar que a NATO até tem “melhorado a capacidade a nível de partilha de informação”, com a criação de uma divisão própria.

Segundo a edição do jornal “Washington Post”, de segunda-feira, 15, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), disponibilizou ao chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, informação relacionada com a possibilidade de os extremistas do grupo Estado Islâmico utilizarem computadores portáteis para realizarem algum tipo de ataque terrorista em voos comerciais.

Essa informação tinha sido proporcionada por um país aliado dos EUA – de acordo com o “New York Times”, Israel – e o seu conteúdo era de tal forma secreto, que outros parceiros não tiveram acesso a ele, segundo fontes citadas pelo “The Post”

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados