Home » Santo Antão » Santo Antão: Bispo do Mindelo visita Porto Novo

Santo Antão: Bispo do Mindelo visita Porto Novo

O Bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes, efectua uma visita pastoral à Paróquia de São João Baptista (Porto Novo) entre os dias 28 de Maio a 4 de Junho.

As freguesias de São João Baptista e de Santo André (no Porto Novo) serão visitadas nos finais de Maio e início de Junho, pelo Bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes. A revelação foi feita ao A NAÇÃO, pelo pároco José Pires, para quem a deslocação será “um encontro do pastor com a sua comunidade”.

Nesta altura, será anunciada, oficialmente, a criação de uma terceira freguesia: a de São João Paulo II, que ficará sediada em Ribeira das Patas. “Os festejos desta novel Paróquia será a 22 de Outubro, dia consagrado ao seu Patrono: São João Paulo II”, revela o pároco José Pires, para notar que foi “o único Papa de que há memória”, que esteve em Cabo Verde.

Referindo-se à visita pastoral de Dom Ildo Fortes, o padre assegura que já se iniciou a preparação para “o encontro com o pastor”. E avança: “Estamos a sensibilizar as comunidades para estarem presentes, para conversarem com ele, fazer perguntas, e, criticar também, se for necessário. A visita vai ser um encontro da comunidade com o seu pastor. Isto não acontece todos os dias. Vai ser uma oportunidade soberana”.

Na avaliação do pároco, o “nascimento” da nova freguesia implica, sobretudo, “uma maior responsabilidade das pessoas” e construção de estruturas físicas, a par de formação de catequistas, jovens e crianças. “Já dispomos de alguns espaços, mas temos de introduzir, paulatinamente, algumas melhorias”, realça o religioso, explicando que São João Baptista será co-padroeiro da Paróquia de São João Paulo II.

“A festa de 24 de Junho vai continuar na mesma. Ribeira das Patas terá mais um acrescento nas festas. Continua a preparar e a festejar São João, como de costume. A 22 de Outubro terão que fazer um esforço mais, para a festa do padroeiro”, destaca, garantindo que “o objectivo é não acabar com aquilo que já existe”.

 

 

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados