Home » Mundo » Depois de 12 anos: Macau inaugura maior terminal marítimo de passageiros

Depois de 12 anos: Macau inaugura maior terminal marítimo de passageiros

Ocupa uma área de 200 mil metros quadrados e dispõe de 16 lugares de atracação para embarcações rápidas, três cais multifuncionais e 127 canais de passagem fronteiriça, além de heliportos.

 

O maior terminal marítimo de Macau (Região Administrativa Especial da China) entra em funcionamento a partir de 1 de Junho, depois de e ter sido inaugurado, quinta-feira, 18, o Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa, uma “obra gigantesca” que nasceu ao fim de 12 anos.

O novo terminal da Taipa ocupa uma área de 200 mil metros quadrados e dispõe de 16 lugares de atracação para embarcações rápidas, três cais multifuncionais e 127 canais de passagem fronteiriça, além de heliportos.

A infraestrutura começou a ser construída em 2005, mas sofreu uma série de alterações, que elevaram o orçamento até 3,8 mil milhões de patacas (426 milhões de euros), ou seja, seis vezes mais do que o inicialmente previsto.

A obra de construção “foi gigantesca e as dificuldades foram grandes”, afirmou a directora dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água (DSAMA, antiga Capitania), Susana Wong, no discurso da inauguração do terminal, que contou com a presença do chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, entre outros titulares dos principais cargos, como secretários.

Com a entrada em funcionamento da nova infraestrutura, é encerrado o terminal de marítimo provisório da Taipa, localizado a poucos metros de distância, junto ao Aeroporto Internacional de Macau e a paredes meias com o Cotai (faixa de casinos entre as ilhas da Taipa e Coloane).

A funcionar desde 2007, o terminal provisório, que foi construído para atenuar a pressão do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto Exterior (na península de Macau) antes da conclusão das obras do definitivo, tornou-se “a terceira maior fronteira marítima de Macau”, sublinhou Susana Wong.

O terminal provisório vai ser demolido, no âmbito da terceira fase do projecto, dando lugar a infraestruturas de apoio ao definitivo, como depósitos de combustíveis.

O novo terminal, que tem uma ligação directa ao aeroporto, entra em funcionamento a 1 de Junho, mas não a todo o gás: na fase inicial vão estar abertos apenas oito cais, sendo que as lojas e restaurantes, por exemplo, também vão começar a funcionar mais tarde.

O Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa, com capacidade para receber 400 mil passageiros por dia, vai oferecer as mesmas rotas do provisório – com ligações a Hong Kong e a Shenzhen (no interior da China).

Dos 30,9 milhões de visitantes que Macau recebeu ao longo de 2016, mais de um terço (ou 10,7 milhões) chegaram por via marítima, de acordo com dados oficiais.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados