Home » Actualidades » Dia Mundial dos Museus comemorado um pouco por todo o país

Dia Mundial dos Museus comemorado um pouco por todo o país

O Dia Mundial dos Museus comemora-se esta quinta-feira, 18, sob o lema “Museus e histórias controversas: Dizer o indizível” e algumas actividades decorrem um pouco por todo o país.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, o Museu de Educação (MEDUCA), no Platô, cidade da Praia, recebe, esta quinta-feira, 18, às 17H00, uma visita de cortesia de algumas personalidades, nomeadamente embaixadores, dirigentes da Administração Pública e entidades ligadas às áreas da Cultura e Educação.

Neste quadro, a Fundação Amílcar Cabral, em conjunto com os seus parceiros, realiza algumas visitas guiadas, por parte de alunos de escolas secundárias da cidade da Praia, à Sala-Museu Amílcar Cabral (MAC), nas quais são desenvolvidas actividades lúdico-didáticas alusivas à história de Amílcar Cabral e da luta de libertação nacional.

A MAC, financiada pela União Europeia, no quadro do projecto “Memória Sem Confins: À descoberta de Cabo Verde”, foi inaugurada em Dezembro de 2015, com o intuito de, por uma lado, “contribuir para um melhor conhecimento da história recente de Cabo Verde” e, mais em particular, da luta de libertação nacional, centrada na figura do seu líder, Amílcar Cabral, e, por outro lado, “concorrer para a diversificação da oferta turística na cidade da Praia”.

Em Santa Catarina de Santiago, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal organiza esta quinta-feira, 18, uma conferência sob o lema “O Papel dos Museus no Desenvolvimento do País”, para assinalar o Dia Internacional dos Museus que se comemora nessa data. A referida conferência tem como orador o técnico do Instituto do Património Cultural Jair Fernandes.

Na ilha do Sal, o gabinete da Cultura da Câmara Municipal convida as pessoas a visitarem as exposições e obras do espaço museológico de Santa Maria. O Museu do Sal, criado em 2015, numa parceria entre a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura, acolhe uma série de actividades especiais que vêm tendo lugar desde o dia 15, e se estende até sábado, dia 20.

Assim, nesta quinta-feira, no Centro Cultural onde está implantado o Museu do Sal, vai se falar, sobretudo, sobre quem foi Manuel António Martins, a história da água e sua importância, num encontro com alunos do Ensino Básico Integrado (EBI), marcado para as 14H00.

Museu Etnográfico (Praia), Museu Arqueológico (Praia), Museu da Tabanca (Santa Catarina), Centro Cultural Norberto Tavares (Santa Catarina), Museus da Resistência (Tarrafal de Santiago), Museu do Mar (Mindelo), Museu do Sal (Santa Maria), são alguns existentes em Cabo Verde.

Instituído pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo da UNESCO, em 1977, o Dia Internacional dos Museus visa promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma protecção activa da paisagem cultural.

AN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados