Home » Actualidades » Sector das pescas: UE aprova isenção de taxas aduaneiras às empresas de exportação

Sector das pescas: UE aprova isenção de taxas aduaneiras às empresas de exportação

Segundo dados do INE, relativos ao primeiro trimestre de 2017, as exportações cabo-verdiana são lideradas pela classe dos "Preparados e conservas (47,7%)", "Vestuário (21,8%)", "Peixes, crustáceos e moluscos (15,8%)"

Depois da polémica que envolveu em Dezembro passado o pré-aviso de despedimento dos cerca de 300 funcionários da conserveira Frescomar, em São Vicente, alegadamente pela empresa estar em situação “indefinida” relativamente à isenção de taxas aduaneiras na exportação dos seus produtos para o continente europeu, a UE aprovou, no final desta semana, o pedido anual de derrogação da exportação dos chamados produtos de pesca de Cabo Verde.

A informação foi avançada ontem pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares.

“Estávamos a negociar essa derrogação e posso anunciar, oficialmente, que já recebemos a confirmação da UE, em como a derrogação foi concedida. Aguardamos apenas a publicação no jornal oficial da UE”, avançou Tavares, citado pela Lusa.

Desta forma, conforme garantiu, as empresas cabo-verdianas que operam no sector das pescas, sobretudo na exportação de pescado e sob-produtos, já podem retomar as suas exportações para a UE.

Além da FRESCOMAR, há outras empresas, nomeadamente em Santiago, nessa situação, embora não sejam muitas.

Aliás, segundo dados do INE, relativos ao primeiro trimestre de 2017, as exportações cabo-verdiana são lideradas pela classe dos “Preparados e conservas (47,7%)”,  “Vestuário (21,8%)”, “Peixes, crustáceos e moluscos (15,8%)” e “Calçados (12,7%)”, que se apresentam como os principais produtos vendidos durante esse período.

A Europa é o principal mercado de Cabo Verde, absorvendo neste trimestre 96,1% do total das exportações cabo-verdianas.

 

 

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados