Home » Actualidades » Sismo registado entre São Vicente e Santo Antão

Sismo registado entre São Vicente e Santo Antão

“Foi um sismo isolado, tem acontecido com alguma frequência, mas de menor magnitude naquela zona também. O de hoje foi isolado”.

O geofísico, Bruno Faria, do Instituto Nacional de Meteorologia garantiu na manhã desta sexta-feira (12), que o sismo sentido durante a madrugada em São Vicente, ocorreu mais próximo da ilha de Santo Antão. O abalo, de magnitude 4.4 na escala de Richter, teve a duração de 10 segundos, mas não provocou quaisquer estragos.

Em declarações a Rádio de Cabo Verde, Bruno Faria, disse que o sismo foi registado às 03:39 da madrugada, numa área entre São Vicente e Santo Antão, mais próximo desta última, onde a profundidade do mar é de cerca de 1400 metros. “O sismo foi localizado há cerca de 10 km a sul de Santo Antão”, afirma Bruno Faria.

O sismo terá sido sentido com mais intensidade pelas populações em Tarrafal de Monte Trigo, Casa do Meio e Lagedos (onde o terreno é mais compacto), em Santo Antão. Entretanto, garante o responsável que o sismo não constitui qualquer perigo associado as populações e que dificilmente haverá réplicas nas próximas horas.

“Foi um sismo isolado, tem acontecido com alguma frequência, mas de menor magnitude naquela zona também. O de hoje foi isolado”.

Informações recolhidas nas estações sísmicas instaladas há sete anos e Santo Antão, dão conta de actividade sísmica na ilha frequentemente. Entretanto estes acontecem sempre mais próximos da ilha das montanhas.

JF

Fonte: RCV

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados