Home » Cultura » Santa Catarina: Brito-Semedo apresenta “Contos e Bosquejos” em Assomada

Santa Catarina: Brito-Semedo apresenta “Contos e Bosquejos” em Assomada

O livro recupera memórias literárias do poeta bravense, Guilherme da Cunha Dantas, mas é,  também, uma viagem às vivências dos cabo-verdianos no final do Século XIX. 

O professor universitário, Manuel Brito-Semedo, apresenta esta quinta-feira, 11, o livro “Contos e Bosquejos”, do poeta Guilherme da Cunha Dantas. A apresentação da obra acontece às 16 horas, no Centro Cultural “Norberto Tavares”, na Cidade de Assomada.

“Contos e Bosquejos” é uma autêntica viagem no tempo, tendo por base as vivências dos cabo-verdianos nos finais do Século XIX, mas também a recuperação da obra de um grande autor, o poeta bravense Guilherme da Cunha Dantas, pela lavra do professor e investigador Manuel Brito-Semedo – um nome maior da intelectualidade caboverdiana -, e levado ao prelo pela Livraria Pedro Cardoso.

Compilado por Brito-Semedo, o livro pretende recuperar as memórias literárias de um tempo e de uma geração, para que melhor se compreenda a história deste país e se reconheça a inestimável obra de Guilherme da Cunha Dantas, falecido ainda jovem, há 130 anos, com a idade de 39 anos.

Diz o apresentador de “Contos e Bosquejos”: “Cunha Dantas deixou uma obra dispersa pelos jornais”, tendo sido o “fundador do primeiro jornal de Cabo Verde, em 1877, filho da Brava, e eu achava que valia a pena ser conhecido”. Brito-Semedo descobriu a obra, praticamente perdida, em 1996, e sublinha que “estes contos e, particularmente, esta viagem na minha terra”, salientando a “qualidade da escrita” do autor bravense.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados