PUB

Cultura

“Leitura” lançada esta sexta-feira na Praia

Chama-se “Leitura” e é a nova publicação da Livraria Pedro Cardoso. Uma revista voltada para o universo literário de forma transversal que pretende abordar o quotidiano livreiro em Cabo Verde e no estrangeiro. A revista é lançada esta sexta-feira,13, pelas 18h na Biblioteca Nacional, na capital.
Divulgar livros, dar voz aos autores e leitores, incentivar a leitura e o conhecimento, bem como estimular a escrita, são alguns dos propósitos que estão por detrás da criação da “ Leitura”. Uma revista literária, que segundo o seu diretor Mário Silva, pretende abordar tudo o que se relaciona com o livro.
“Recensões, comentários, plano nacional de leitura, política do livro, finanças do livro, bibliotecas nacionais, distribuição, venda, direitos de autor, traduções, internacionalização da literatura cabo-verdiana. Temos que trazer o livro para o centro das nossas atenções na sua riqueza e complexidade”, avança sobre os conteúdos que pretendem dar à estampa.
A “Leitura”, apesar de ser propriedade da Livraria Pedro Cardoso, pretende ainda divulgar, “tanto quanto possível”, livros de outras editoras ou publicados em regime de edição de autor. Conforme o seu director, a revista abre espaço também a páginas dedicadas a “entrevistas, experiências variadas de publicação de obras, à língua materna, à literatura infanto- juvenil e aos livros antigos”.
A revista pretende ainda promover a divulgação e difusão de artigos científicos e crónicas de opinião sobre cultura e educação e trazer para as suas páginas toda a actividade relativa aos livros, de autores cabo-verdianos e estrangeiros.
Com periodicidade trimestral, a “Leitura” custa 300 escudos. O primeiro número que vai ser lançado hoje dá à estampa uma grande entrevista com a escritora Ondina Ferreira, além de resumos de apresentações de obras, notícias sobre as actividades da Livraria Pedro Cardoso, e do mundo, sobre livros, incluindo novidades editoriais e artigos de opiniões. Esta primeira edição dá atenção ao livro infantil, com um artigo escrito pela cronista e escritora Natacha Magalhães.
GC 

PUB

PUB

PUB

To Top