Home » Fogo » Fogo: Fórum sobre a problemática de areia remarcado para depois das festas do município

Fogo: Fórum sobre a problemática de areia remarcado para depois das festas do município

A informação foi avançada à Inforpress pela coordenador local do projecto “Fogo, Água, Terra e Ar” (FATA), Samara Dionis.

O fórum para discutir “a problemática de areia na ilha do Fogo”, programado para esta segunda-feira, 24, foi adiado para depois das festas, a fim de permitir a envolvência de todos os municípios.

A informação foi avançada à Inforpress pela coordenador local do projecto “Fogo, Água, Terra e Ar” (FATA), Samara Dionis, um dia depois da impressão do programa das festas.

Criada para analisar a apanha de areia na praia de Fonte Bila e encontrar as alternativas para o sector de construção, o fórum tem por objectivo sentar à mesma mesa, ambientalista, geólogos, empresas de construção civil e decisores da ilha para, de forma descomplexada, analisar e contribuir para desenvolvimento do ecoturismo sustentável e solidário, bem como a valorização do património cultural, social, ambiental da ilha.

A apanha de areia na praia de Fonte Bila, único local onde se faz a extracção de inertes, todos os anos é motivo de severas criticas, não só por se tratar de uma praia de areia negra e classificada como uma das sete maravilhas do município de São Filipe, mas, sobretudo, pela forma como era explorada, na maioria das vezes, com recurso a maquinas pesadas como retroescavadora.

Depois de uma sessão de apanha de areia de uma forma desenfreada, o que permitiu aos camionistas efectuarem stock em vários pontos da cidade, neste momento o processo está suspenso devido a segunda fase das obras de requalificação e reabilitação do único acesso carroçável à praia de Fonte Bila.

JN c/ Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados