Home » Cultura » MCIC assinala dia dos monumentos e sítios com actividades na Praia, Tarrafal e Cidade-Velha

MCIC assinala dia dos monumentos e sítios com actividades na Praia, Tarrafal e Cidade-Velha

As actividades iniciaram com uma palestra sobre os “Monumentos com história e o museu etnográfico da Praia”, proferida por Eugénia Alves e Ivalena Delgado na rua pedonal, no Plateau, cidade da Praia.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através do Instituto do Património Cultural (IPC), celebrou, esta terça-feira, 18, o dia internacional dos Monumentos e Sítios com uma série de actividades desenvolvidas nos concelhos da Praia, Tarrafal e Cidade-Velha, em Santiago.

As actividades iniciaram com uma palestra sobre os “Monumentos com história e o museu etnográfico da Praia”, proferida por Eugénia Alves e Ivalena Delgado na rua pedonal, no Plateau, seguida da transmissão de um documentário sobre a rota do escravo no liceu do Salineiro, na Cidade-velha, numa parceria entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (CMRGS) e o IPC.

No período de tarde, as actividades continuaram, desta feita no concelho do Tarrafal, com “poemas de residência”, declamados por Mário Loff e por artistas da localidade, seguidas de uma visita guiada ao Campo de Concentração.

As actividades, no Tarrafal, foram encerradas com a apresentação da obra “Txon ao Cubo”, do artista português Nelson Santos. Uma actividade que contou com a presença de alguns ex-prisioneiros. O dia, entretanto, só encerrou-se, na cidade da Praia, com a apresentação do livro “Cabo Verde: o despertar do Darwin” de Zelinda Cohen e António Correia e Silva. JN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados