Home » Sociedade » Morreu co-fundador da ONG Africa Avanza

Morreu co-fundador da ONG Africa Avanza

Luiz Perdigó esteve em Cabo Verde em 11 ocasiões, participando num total de 211 cirurgias.

O cirurgião e co-fundador da ONG espanhola Africa Avanza, Luiz Koldo Perdigo, faleceu na passada quarta-feira. A informação foi avançada pela própria associação, numa nota endereçada a este online. A causa da morte e a idade do cirurgião não foram anunciadas.

Luiz Perdigó esteve em Cabo Verde em 11 ocasiões, participando num total de 211 cirurgias. É recordado pela Africa Avanza como “um cirurgião excelente, amado e respeitado no país Basco e em Cabo Verde”. Tido igualmente como a “alma mater” da ONG e uma pessoa tranquila e generosa.

A ligação de Luiz Perdigó com Cabo Verde começou ainda na infância, através das histórias que o seu pai, o engenheiro Perdigó lhe contava, sobre a necessidade que este povo de morabeza tinha, de ajuda, de quem lha pudesse prestar.

O pai do malogrado, engenheiro Perdigó ou Perdigão, como foi também conhecido, trabalhou na montagem do primeiro dessalinizador da JAIDA (atual Electra), no final dos anos 1960, na cidade do Mindelo.

Nesta redação, chegaram algumas notas em honra de Luiz Perdigo, da parte de alguns conhecidos e amigos do cirurgião em Cabo Verde. À família enlutada, o A NAÇÃO envia o seu apoio neste momento de muita dor.

Foto: Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados