Home » Santiago » Praia recebe fórum sobre violência e assédio sexual

Praia recebe fórum sobre violência e assédio sexual

A Associação Cabo-verdiana de Luta contra a Violência Baseada propõe juntar diversos especialistas na matéria num Fórum, para debater o tema em toda sua amplitude.

A Associação Cabo-verdiana de Luta contra a Violência Baseada no Género pretende reunir diversos actores sociais num fórum, a ter lugar no próximo dia 27 de Março, na cidade da Praia, para debater a problemática do assédio sexual em Cabo Verde.

De acordo com os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) uma em cada quatro mulheres sofre ou sofrerá assédio sexual no trabalho.

O assédio sexual é por isso considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma violência sexual e acontece com frequência em diversos âmbitos, inclusive no local de trabalho, sendo as mulheres as principais vítimas.

Segundo os dados da OIT, os danos à saúde das mulheres que sofrem assédio sexual são devastadores, uma vez que as vítimas, na maioria das vezes, ficam com problemas psicológicos, entre eles, o de se considerarem culpadas, além de outros sentimentos que acumulados levam à depressão.

Além disso, o assédio sexual pode ocasionar a perda do emprego, tendo em conta que, na maioria das vezes, as mulheres se vêem forçadas a se demitirem dos seu postos de trabalho.

E como Cabo Verde não está alheio a esta realidade, a Associação Cabo-verdiana de Luta contra a Violência Baseada propõe juntar diversos especialistas na matéria num Fórum, para debater o tema em toda sua amplitude.

Será uma oportunidade para se reflectir sobre a realidade do país no que toca a ao assédio sexual e outras formas de VBG contra as mulheres, e o que se tem feito para combater esse flagelo.

SM

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados