Home » Cultura » Teatro: “Munda” sobe ao palco este domingo no Cineclube de Assomada

Teatro: “Munda” sobe ao palco este domingo no Cineclube de Assomada

A peça baseia-se em um dos contos mais populares da tradição cabo-verdiana - Bulimundo.

Este domingo assinala-se o “momento mais alto” da I Mostra de Teatro de Assomada, com a subida ao palco de “Munda”, às 19H00, no Cineclube local. Interpretado por Milena Tavares e encenado por Sara Estrela, “Munda” conta, ainda, com a iluminação de Edson Fortes.

De acordo com a organização, a peça baseia-se em um dos contos mais populares da tradição cabo-verdiana – Bulimundo. “A história de Bulimundo já inspirou vários artistas (Bau, Leão Lopes e Celina Pereira, entre outros) por estar muito enraizada no nosso imaginário popular”, assegura.

Segundo a mesma fonte, “Munda” aborda um tema, entre outros, que precisa ser ouvido e precisa ser contado – a Liberdade. No entanto, também conta a história de um período escravocrata e das lutas de poder vivenciadas nas ilhas.

A única personagem da peça é retirada do conto Bulimundo. No entanto, nada sabemos dessa personagem. “A Princesinha é mencionada no conto (em algumas versões é uma bezerrinha e em outras a codezinha) e é pela promessa da sua mão em casamento que enganam, capturam e matam o herói, Bulimundo”.

A dramaturgia, da responsabilidade de Sara Estrela, surgiu do estudo/desconstrução/reconstrução das várias versões de Bulimundo. Após a investigação, o texto foi criado paralelamente aos ensaios, isto é, uma construção dramatúrgica em que o texto se estrutura juntamente com dramaturgia corporal.

De referir que “Munda” foi levada às tábuas, pela primeira vez, na última edição do Mindelact – o maior e mais conhecido festival de teatro do continente africano, que todos os anos sobe aos palcos em São Vicente.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados