Home » Mundo » Lusofonia: Timor-Leste elege novo Presidente da República

Lusofonia: Timor-Leste elege novo Presidente da República

As eleições presidenciais em Timor-Leste acontecem esta segunda-feira, 20. Estão na corrida oito candidatos.

As mesas de voto estarão abertas entre as sete e às 15 horas locais (21 horas de domingo e cinco de segunda-feira, em Cabo Verde). O Governo concedeu dois dias de tolerância de ponto, na segunda e terça-feira, devendo a paragem ser seguida pelo sector privado. Os bancos estarão encerrados.

As tolerâncias de ponto visam permitir que os eleitores se desloquem aos locais onde estão registados para votar que, em muitos casos e devido às condições das estradas, obrigam a viagens de longas horas.

O director-geral do STAE (Serviço Técnico de Apoio Eleitoral timorense) disse à Lusa, em Díli (a Capital daquele país lusófono da Ásia), que as eleições presidenciais deverão ter 941 mesas de voto em 693 centros de votação, o que obrigou à contração de mais de dez mil funcionários para acompanhamento eleitoral.

Segundo explicou, o STAE conta com 120 funcionários a nível nacional, mais dois por cada um dos 67 postos administrativos do país. Foram contratados 693  “brigadistas” – um responsável por cada um dos centros de votação – e nove mil 410 oficiais eleitorais, dez por cada uma das mesas de voto.

O STAE recebeu solicitações de acreditação como observadores de uma delegação da União Europeia e de outra do International Republican Institute (IRI). O prazo para apresentar o pedido de acreditação término a 13 de Março, uma semana antes da eleição presidencial.

Entretanto, o Escritório das Nações Unidas em Timor-Leste recomendou aos seus funcionários,  que ficassem em casa durante a recta final da campanha para as eleições presidenciais de segunda-feira, 20, evitando concentrações de militantes dos partidos.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados