Home » Actualidades » Figura do Pai, tanto mais importante como a da Mãe

Figura do Pai, tanto mais importante como a da Mãe

Porém, contrariando esse pensamento, sugere que na infância a figura do Pai pode ser mais importante. Isso porque as crianças geralmente sentem mais a rejeição se ela vier do Pai.

Nilson Mendes, Psicólogo 


Não importa quantos factores sociais, económicos, culturais ou religiosos difiram entre as pessoas, nós todos temos algo em comum: viemos ao mundo graças a um pai e uma mãe, e o amor deles por nós faz toda a diferença na nossa vida.

Ser amado ou rejeitado pelos pais afecta a personalidade e o desenvolvimento de personalidade nas crianças até a fase adulta. Na prática, isso significa que as nossas relações na infância, especialmente com os pais e outras figuras de responsáveis, moldam as características da nossa personalidade.

E como elas se sentem?

Ao contrário da dor física, a dor psicológica da rejeição pode ser revivida por anos.

O facto dessas lembranças – da dor da rejeição – acompanharem as crianças a vida toda é o que acaba influenciando na personalidade delas.

As crianças rejeitadas sentem mais ansiedade e insegurança, e são mais propensas a serem hostis e agressivas.

A experiência de ser rejeitado faz com que essas pessoas tenham mais dificuldade em formar relações seguras e de confiança com outros, por exemplo, parceiros íntimos, porque elas têm medo de passar pela mesma situação novamente.

A culpa é do Pai ou da Mãe?

Se a criança está indo mal na escola, ou demonstra má educação ou comportamento inaceitável, as pessoas ao seu redor tendem a achar que “é culpa da Mãe”. Ou seja, que a criança não tem uma mãe presente, ou que ela não soube lhe educar.

Porém, contrariando esse pensamento, sugere que na infância a figura do Pai pode ser mais importante. Isso porque as crianças geralmente sentem mais a rejeição se ela vier do Pai.

Numa sociedade como a actual, embora o nível de igualdade de género tenha crescido muito, o papel masculino ainda é supervalorizado e muitas vezes vem acompanhado de mais prestígio e poder. Por conta disso, pode ser que uma rejeição por parte dessa figura tenha um impacto maior na vida da criança.

Com isso, fica uma lição para os Pais: amem seus filhos!

Homens geralmente têm maior dificuldade em expressar seus sentimentos, mas o carinho vindo de um Pai, ou seja, a aceitação e a valorização vinda da figura paterna, pode significar tudo para um filho, mesmo que nenhum dos dois saiba disso ainda.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados