Home » Santiago » Praia: Associação de São Francisco assina protocolo para facilitar assistência médica à comunidade

Praia: Associação de São Francisco assina protocolo para facilitar assistência médica à comunidade

O acesso aos cuidados de saúde, especialmente às consultas médicas de especialidade, "tem sido um dos problemas mais prementes da comunidade".

A Associação para o Desenvolvimento de São Francisco (ADSF) assina neste domingo, 19, na sua sede local, um protocolo de parceria que visa garantir assistência medica às pessoas mais carenciadas desta comunidade, situada a 10km da Cidade da Praia.

Segundo o presidente da ADSF, Cristino Sanches, o documento será rubricado com o médico Francisco Rodrigues da Clínica Liderança Iluminada, e visa permitir que “membros desta comunidade mais carenciada da capital possam beneficiar de consulta médica gratuita e descontos nas sessões de terapia crânio sacral e Libertação Somato-Emocional”.

A anteceder a assinatura do protocolo, acrescenta este responsável, será realizada uma palestra sobre “Medicina Alternativa”, a ser ministrada pelo doutor Francisco Rodrigues, Terapeuta Respiratório Cardio-Pulmonar e Sacro-Craniana.

Mais de metade dos agregados residentes em São Francisco são pobres (62%), sendo 45,4% da população (mil habitantes) tem um rendimento médio inferior a 10 mil escudos, e apenas 6,3% possuem rendimentos superiores a 40 mil escudos. Nota-se igualmente que 53,6 % dos indivíduos desta comunidade não têm um salário fixo e apenas 20% têm um contrato de trabalho.

Cristino Sanches alerta que o acesso aos cuidados de saúde, especialmente às consultas médicas de especialidade, “tem sido um dos problemas mais prementes da comunidade, que tem de conciliar os parcos recursos financeiros de que dispõe com elevados custos de assistência médica e medicamentosa, agravadas pela inexistência de cobertura de assistência social, nomeadamente pelo INPS”.

Desde da sua fundação (em 1989), Sanches garante que a ADSF tem dado a sua contribuição para o desenvolvimento económico, social e cultural daquela comunidade, “procurando resolver os seus problemas numa perspetiva de desenvolvimento harmonioso”, promovendo o bem-estar social e coletivo, principalmente nas populações mais vulneráveis e em risco e/ou exclusão social na localidade.

Por sua vez, a Clinica Médica Liderança Iluminada, pretende traçar “um novo rumo” no tratamento de saúde em Cabo Verde, através de terapia crânio sacral e Libertação Somato-Emocional, uma das terapias que mais expansão está a ter em todo o mundo, devido aos seus resultados e à rapidez com que os consegue.

“Trata-se da única clínica no país, especializada neste tipo de terapia, que através de um toque extremamente suave, consegue detetar e corrigir alterações no funcionamento do sistema sacro craniano”.

AN

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados