Home » Economia » Escola Técnica do Mindelo já dispõe de mini central fotovoltaica para economizar em energia

Escola Técnica do Mindelo já dispõe de mini central fotovoltaica para economizar em energia

A escola pode poupar anualmente cerca de 375 mil escudos em energia.

A  Escola Industrial e Comercial do Mindelo Guilherme Dias Chantre já dispõe de  uma micro central fotovoltaica, uma informação  avançada hoje, pelo sub-director técnico profissional da escola, Donaciano Oliveira.

Este explicou que esta instalação faz parte de um projecto de cooperação estabelecido entre a escola e a  Organização Não Governamental do Luxemburgo, Athénée -Action Humanitaire.

O projecto iniciou-se, segundo afirmou  a mesma fonte, em Julho de 2016 e está dividido em duas  componentes, a  da instalação da micro central fotovoltaica para redução dos custos de energia, e a vertente formação profissional no ramo de energias renováveis.

“Se considerarmos que um kwh de energia na Electra custa 34 escudos, a escola pode poupar anualmente cerca de 375 mil escudos em energia ”, explicou o subdirector técnico profissional.

A componente formação profissional, contemplada igualmente no projecto, enquadra-se no programa do Governo de produção e transporte de energia eléctrica  do Sistema Nacional de Qualificação (SNQ) e vai ser ministrada a partir do próximo ano lectivo.

O curso de   Instalação e Manutenção de Sistemas Fotovoltaico de Produção de Energia,  nível 4,  é destinado aos alunos do décimo ano  da referida escola, tudo isso inserido no projecto que  na sua totalidade está orçado em 3500 contos.

Em Julho, os responsáveis pela ONG Athénée – Action Hunnanitaire, que já tinha implementado o mesmo projecto na escola de Ribeira das Patas no concelho do Porto Novo (Santo Antão), estarão no Mindelo para fazer a avaliação dos trabalhos realizados.

LN C/Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados