Home » Política » Santo Antão: Orlando Delgado quer revitalizar o Gabinete Técnico Intermunicipal (GTI)

Santo Antão: Orlando Delgado quer revitalizar o Gabinete Técnico Intermunicipal (GTI)

A meta é colocar de pé o GTI que é uma “experiência única” em Cabo Verde.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), Orlando Delgado, quer apostar na revitalização o Gabinete Técnico Intermunicipal (GTI) para responder às demandas de planeamento do desenvolvimento da ilha.

Segundo Orlando Delgado, a meta é colocar de pé o GTI que é uma “experiência única” em Cabo Verde, admitindo que nos últimos anos, essa estrutura foi perdendo “peso” na ilha. “Por razões meramente políticas, se tentou coartar a capacidade de planificação que nós tivemos em Santo Antão”, diz.

O presidente da AMSA garante a ilha das montanhas quer retomar essa aposta, com adaptações às necessidades actuais, em outros moldes e tendo em conta os sectores considerados prioritários e estratégicos, como turismo, agro-indústria, pesca, entre outros com potencial de produção.

“Graças a essa planificação, foi possível o financiamento de grandes projectos em toda a ilha”, afirma o autarca da Ribeira Grande, indicando que essa visão estratégica de planificação foi o grande ganho que Santo Antão já teve.

O desejo é ter um GTI “forte” para continuar o processo de planificação, com vista à elaboração de planos credíveis que possam levar os potenciais financiadores e investidores a verem Santo Antão como um bom destino para os seus investimentos.

Delgado acrescente ainda que outra ideia é avançar para a elaboração dos Planos de Desenvolvimento de Santo Antão (PDSA) que, embora importantes para o desenvolvimento da ilha, no passado, nunca foram assumidos a nível nacional, por se tratar de um figurino que nem existia na legislação cabo-verdiana.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados