Home » Actualidades » Escritor brasileiro Raduan Nassar recebe esta sexta-feira Prémio Camões 2016

Escritor brasileiro Raduan Nassar recebe esta sexta-feira Prémio Camões 2016

O Prémio Camões de 2016, no valor de cem mil euros, é entregue esta sexta-feira ao escritor brasileiro Raduan Nassar.

O escritor brasileiro Raduan Nassar recebe esta sexta-feira, 17, em São Paulo, no Brasil, o Prémio Camões do ano de 2016, numa cerimónia a realizar no Museu Lasar Segall.

Autor de obras como “Lavoura Arcaica” (1975) e “Um Copo de Cólera” (1978), Raduan Nassar foi distinguido em Maio de 2016 com o Prémio Camões, por um júri constituído pelos professores, autores e investigadores Sérgio Alcides do Amaral e Flora Süssekind, pelo Brasil, Paula Morão e Pedro Mexia, por Portugal, e Inocência Mata e Lourenço de Rosário, pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Raduan Nassar, 81 anos, nasceu em Pindorama, São Paulo, em 1935. O escritor é descendente de libaneses, estudou Direito e Letras na Universidade de São Paulo, e concluiu a sua formação académica em Filosofia.

O novo Prémio Camões é autor de uma obra parca, considerada de intervenção, três ou quatro títulos. Ademais, há muito que se encontra afastado da literatura, preferindo criar galinhas.

Raduan Nassar estreou-se na literatura em 1975, com o romance “Lavoura Arcaica”. Em 1978, publicou a novela “Um Copo de Cólera” e em 1997 a coletânea de contos “Menina a Caminho”.

Ou seja, com apenas três livros publicados, quase todos muito enxutos, é considerado pela crítica como um grande escritor, comparável a nomes como Clarice Lispector e João Guimarães Rosa, graças à extraordinária qualidade da sua linguagem e da força poética da sua prosa.

O Prémio Camões, no valor de 100 mil euros, foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989 e é o prémio de maior prestígio da língua portuguesa. O escritor Miguel Torga foi o primeiro autor a ser distinguido.

O poeta Arménio Vieira foi o primeiro cabo-verdiano a receber o Prémio Camões, na edição de 2009.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados