Home » Actualidades » VIII congresso da JPAI: dois pré-candidatos à liderança da Juventude do PAICV

VIII congresso da JPAI: dois pré-candidatos à liderança da Juventude do PAICV

A JPAI reúne-se na próxima semana no seu VIII Congresso. Para além da eleição do novo presidente, o conclave servirá, também, para a escolha dos 33 delegados ao congresso do PAICV. Albertino dos Santos e Fidel de Pina mostram-se disponíveis para concorrer à liderança da JPAI.

Marcado para os dias 15, 16 e 17 deste mês, o congresso da JPAI contará com 125 delegados, englobando os 22 concelhos do país e da diáspora, designadamente, Senegal, Guiné-Bissau, Portugal e Rhode Island (EUA). O mesmo terá como palco o auditório da Universidade Jean-Piaget.

Em conversa com o A NAÇÃO, Albertino dos Santos e Fidel de Pina admitiram disputar a liderança da JPAI, para suceder Vanusa Cardoso. Mas, por enquanto, estão em contactos para saberem se avançam ou não com uma candidatura.

“Neste momento, só posso dizer que há essa possibilidade e que estou em contactos. Oportunamente, tomarei uma posição final”, nota Albertino dos Santos, 32 anos, natural de Santa Cruz, licenciado em engenheira civil e pós-graduado em Direito Municipal.

“Estou em contactos para a formação de uma lista e elaboração da plataforma eleitoral”, disse, por seu turno, Fidel de Pina, natural do Fogo.

Tudo a postos

A actual presidente da JPAI, Vanusa Cardoso, garante que a organização do VIII congresso está a decorrer sem sobressaltos. “Apenas verificamos algumas falhas nas listas  das  comissões concelhias com os nomes dos delegados eleitos para o congresso. As anomalias detectadas prendem-se com o limite de idade que deve ser entre 16 a 35 anos, salvo se o delegado em causa já tinha sido eleito para algum cargo nos congresso anteriores. Nos casos em que detectamos falhas, notificamos as comissões concelhias para fazerem as substituições”, explica Cardoso.

Quanto à apresentação e formalização das candidaturas, Cardoso considera que é normal que, até este momento, nenhum dos potenciais concorrentes tenha formalizado o seu desejo, dado que o regulamento permite que até o dia do congresso as candidaturas possam ser apresentadas.

“Neste período há sempre avanços e recuos. E, nisso, as várias candidaturas podem, por vezes, fundir-se para se tornarem mais fortes. O importante é que a organização está a trabalhar para que não haja falhas e contestações”.

Segundo Vanusa Cardoso, para além de servir para eleger o novo presidente, o VIII congresso da JPAI servirá também para a escolha dos 33 delegados natos da JPAI que vão participar no XV congresso do PAICV agendado para os dias 17, 18 e 19 de Fevereiro.

O candidato eleito no VIII congresso torna-se no sexto presidente da Juventude do PAICV e substitui Vanusa Cardoso, que se encontra à frente da JPAI desde 2012.

SF

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados