PUB

Economia

Perdão da Dívida Externa: Cabo Verde conclui dossiê até Outubro

O Grupo dos Países Credores anunciou, recentemente, a moratória no pagamento de dívidas até 31 de Dezembro. Uma medida de curto prazo, que beneficia Cabo Verde que, segundo Olavo Correia, começará os diálogos com parceiros bilaterais e multilaterais sobre a reconversão da Dívida Externa.

“Estamos a ultimar a nossa visão em relação ao Horizonte 20-30. Esperamos que, até Outubro, teremos todos os documentos prontos e, uma vez concluído, iniciaremos o processo de diálogo com todos os nossos parceiros multilaterais e bilaterais, para que consigamos atingir os nossos objectivoscc que é fundamental para Cabo Verde”, anuncia Olavo Correia à RCV.

Para Correia, “a alternativa é boa” e vai ajudar o País, nesta fase de Pandemia, na medida em que o Orçamento e a Tesouraria do Estado registam quedas de receitas. Segundo o  ministro das Finanças, o Arquipélago precisa continuar a investir  no Digital, na Saúde, Segurança Sanitária, Ensino Superior, entre outras áreas, o que vai demandar importantes recursos, nos próximos tempos, e espaço a nível do Orçamento.

O governante sustenta que, para se continuar a investir, é necessário a reconversão da Dívida Externa Pública actual, em investimento estratégico para o futuro de Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top