Home » Opinião » Peeling Químico

Peeling Químico

O peeling químico proporciona a sua pele uma camada nova, geralmente com uma textura mais lisa e coloração mais uniforme.

Raquel Fernandes*

1. O que é o peeling químico e quais seus benefícios?

O peeling químico é um dos tratamentos mais procurados em clínicas dermatológicas, mas você sabe o que é e quais são seus benefícios?

O peeling químico é uma técnica muito eficaz para tratar várias condições da pele e é considerado um procedimento médico se for médio ou profundo.

É um tipo de tratamento estético à base de ácidos, aplicados sobre a pele, que vai descamá-la na região aplicada para promover regeneração. Além da “troca” de pele, dependendo do nível, o peeling pode estimular a derme para a produção de um novo colágeno. Geralmente, o peeling é feito na pele do rosto, mãos e pescoço, com a finalidade de remover manchas, marcas de acne, amenizar flacidez e cicatrizes, tratar o envelhecimento da pele ou o dano causado pelo sol.

2. Quais tipos de peeling existem?

Os peelings podem ser dos seguintes tipos:

Peeling químico superficial: este é o tipo mais simples, onde a camada mais externa da pele é removida. Ele é ideal para clarear manchas e tratar rugas mais finas.

Peeling químico médio: neste caso, são utilizados tipos de ácidos capazes de atingir até a camada média da pele, clareando manchas, tratando rugas finas e marcas de acnes superficiais.

Peeling químico profundo: são removidas as camadas de pele até o nível interno. Ele provoca a formação de muitas crostas e o pós-peeling exige um cuidado maior do paciente. Este tipo de peeling é recomendado para tratar cicatrizes profundas, rugas profundas e peles bem danificadas pelo sol.

Ainda, os peelings químicos podem ser feitos de forma combinada. O período necessário para que a pele descame e se recupere varia de acordo com o nível do peeling que foi realizado.

3. Quais benefícios do peeling?

Consultorio

O peeling químico proporciona a sua pele uma camada nova, geralmente com uma textura mais lisa e coloração mais uniforme. Ainda, o procedimento estimula o crescimento de novas células e a diminuição das rugas. Veja abaixo alguns dos benefícios do peeling:

Redução da oleosidade;

Clarear sardas, melasma e manchas da idade e do sol;

Diminuir cicatrizes de acne;

Prevenção de espinhas;

Cuidado com estrias;

Melhorar rugas;

Melhorar aparência e textura da pele.

Não esqueça que os peelings só devem ser realizados por médicos capacitados para o uso das técnicas e acompanhamento do paciente no pós-procedimento.

2

4. Mitos e verdades sobre o peeling químico?

A limpeza de pele e o peeling são a mesma coisa?

Mito. Enquanto a limpeza de pele possui a finalidade de retirar cravos, sujeiras e células mortas, o peeling visa retirar a camada superficial da derme para que a pele fique com aparência mais lisa, homogênea e elástica.

Após o peeling os cuidados com a exposição solar devem ser redobrados?

Verdade.  É necessário ficar longe do sol durante dois meses após o tratamento. Nesse período o uso de protetor solar é indispensável, devendo ser aplicado várias vezes ao dia, mesmo com o tempo nublado.

A pele não necessita de preparo para realizar o peeling?

Mito. Por volta de duas ou três semanas antes de fazer o peeling, o dermatologista indicará um creme para acelerar a renovação da pele. Além disso, deve ser observado se há alguma alergia ou irritação aos produtos.

Só existe uma técnica usada no peeling?

Mito. Para cada tipo de pele é indicada uma técnica diferente de peeling. Os produtos e aparelhos usados no procedimento são divididos em mecânicos, químicos, a laser de CO2 e ultrassónicos. Todos são muito eficazes no tratamento das imperfeições da pele.

Pode-se fazer em qualquer época do ano?

Verdade. Porém é mais recomendável fazer o peeling no inverno, para evitar a exposição aos raios solares.

Uma sessão é suficiente?

Mito. O número de sessões varia em cada caso. Mas quanto mais superficial for o peeling, mais sessões serão necessárias.

“Vou rejuvenescer 10 anos” com esse tratamento?

Mito. Esse tratamento deixa a sua pele mais bonita, radiante e com menos marcas, a aparência vai melhorar muito, mas não espere voltar no tempo.

Peeling é para pessoa de mais idade?

Mito. Até quem tem 20 anos pode fazer para suavizar marcas de acne e manchas, por exemplo.

Dra Raquel Fernandes

Médica Dermatologista

Dermoclin 2627735/9181810, email: geral@dermoclin.cv, faceboock: DermoClin

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados