Home » Actualidades » Seleção nacional: Qualidade dos residentes testada frente a Marrocos

Seleção nacional: Qualidade dos residentes testada frente a Marrocos

O Clube Sportivo Mindelense, actual campeão nacional, foi a equipa que mais jogadores dispensou para a comitiva dos “Tubarões Azuis”.

A qualidade dos jogadores de futebol que actuam dentro de Cabo Verde é posta à prova no próximo dia 17, em Rabat, numa partida amigável frente à seleção dos Marrocos. Os índices apresentados pelos jogadores nos primeiros treinos confirmaram as perspectivas iniciais do selecionador nacional, Lúcio Antunes. Com cinco jogadores, o campeão nacional, Mindelense, lidera a convocatória para o embate.

Na terça-feira a seleção nacional de futebol, composta maioritariamente por jogadores residentes em Cabo Verde, entra em campo para um jogo amistoso ante a sua congénere dos Marrocos. A partida está inserida na preparação dos magrebinos para o CHAN 2017- prova da Confederação Africana de Futebol reservada a jogadores residentes das seleções nacionais africanas.

Contrariamente ao que tem sido hábito na antecâmara dos jogos da seleção nacional, a Federação Cabo-verdiana de Futebol escolheu o seu centro de estágios em Mindelo para o estágio de preparação desse embate. O referido estágio iniciou-se na passada segunda-feira (9), com a concentração dos jogadores no antigo “Torrada”.

A primeira sessão de treino teve pouco mais de uma hora de duração, mas serviu para que o técnico nacional, Lúcio Antunes, pudesse fazer uma avaliação positiva. “A qualidade dos convocados confirma-se e qualquer um deles pode alcançar a seleção principal”, disse o mister em declarações ao A NAÇÃO. Embora alguns jogadores tenham acusado alguma ansiedade inicialmente, pouco a pouco a tranquilidade e confiança retornou.

Ciente de que uma equipa não se constrói em uma semana, Lúcio Antunes garantiu que, durante este período, o combinado nacional irá trabalhar dentro dos limites aceitáveis, procurando aproveitar ao máximo, o potencial de cada um.

“Agora estaremos trabalhando para tentar elaborar o melhor conjunto e onze possível para que possamos jogar em condições”, acrescenta.

Segundo o que avançou ainda o selecionador nacional, a partida amigável serve sobretudo para a “observação de jogadores que poderão vir a fazer parte da equipa principal futuramente”.

Mindelense muito solicitado

O Clube Sportivo Mindelense, actual campeão nacional, foi a equipa que mais jogadores dispensou para a comitiva dos “Tubarões Azuis”. Ao todo foram cinco, nomeadamente o central Hidelvis, o lateral Fache, os médios Dário e Maniche e ainda o avançado Latche.

Logo atrás do Mindelense surgem as equipas da capital, o Sporting e o Boavista que cederam três jogadores cada. No caso dos “Leões” foram chamados o guarda-redes Kelvi, o defesa Admar e o avançado Kily. Já do lado dos axadrezados, o guarda-redes Nilson, o médio Txubasco e o avançado Xibaca foram os escalados por Antunes.

Relativamente à lista inicial dos pré-convocados, os atletas Romário (Aves, Portugal) Tom (Académica de Coimbra, Portugal), Jovane (Sporting, Portugal), Kukula (Vizela, Portugal) e Patrick (Oliveira de Hospital, Portugal) não foram dispensados pelos seus clubes, já que o jogo não se realiza numa data da FIFA. O atleta Josimar “Stehb” (Praiense, Portugal) deixou a lista por se ter lesionado. Entraram para a convocatória Djems (Derby), Zé Manuel (Académica do Fogo) e Ró (Desportivo da Praia).

A lista dos convocados fica completa com o guarda-redes Dorivaldo (Académico do Sal), os defesas Kiki (Oliveirense, Portugal), Ady (Académica Porto Novo) e Norton “Djack” (Académico do Sal), os médios Fifa (Académico do Fogo), Oceano (Académica Porto Novo) e Duke (Derby), bem como o avançado Rody (Santa Maria).

JF

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados