Home » Descubra Cabo Verde aqui » Cabo Verde – Informações Gerais

Cabo Verde – Informações Gerais

GEOGRAFIA

Localização
Cabo Verde é um arquipélago localizado no Oceano Atlântico, a 455km da costa ocidental africana, entre as latitudes 14º 23′ e 17º 12′ Norte e as longitudes 22º 40′ e 25º 22′ Oeste.
Área total
4.033 Km2.

Formação
Dez ilhas e oito ilhéus, de origem vulcânica.
Barlavento (região Norte): Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal e Boa Vista e os ilhéus Branco e Raso.
Sotavento (região Sul): Maio, Santiago, Fogo, Brava e os ilhéus Seco ou do Rombo Cima, Grande, Sapado, Luís Carneiro e Rei.

Relevo
Ilhas montanhosas: Santo Antão, Santiago, São Nicolau, Brava e Fogo (esta tem o ponto mais algo do arquipélago, atingindo 2.882 metros de altitude).
Ilhas planas: Sal, Boa Vista, Maio, Santa Luzia.

Clima
Tropical seco, com apenas duas estações: a seca, entre Novembro e Julho, e a húmida, de Agosto a Outubro, com chuvas irregulares.
Sol: 365 dias por ano.
A temperatura média anual é à volta dos 25º C e a amplitude térmica não ultrapassa os 10° C.

População
491.875 habitantes (Censo 2010). A população de Cabo Verde encontra-se em nove das dez ilhas (Santa Luzia é desabitada, tal como os ilhéus, que são visitados apenas por pescadores)

HISTÓRIA
Cabo Verde foi descoberto pelos portugueses em 1460. Logo a seguir, na Ribeira Grande (Ilha de Santiago) foi fundado o primeiro núcleo de povoamento. O local serviu como escala para os navios portugueses e para o tráfico de escravos africanos. Após 500 anos como colónia de Portugal, a 5 de Julho de 1975, nasce a República de Cabo Verde, depois de cerca de uma década de luta de libertação nacional, cuja componente armada decorreu na Guiné (actual Guiné-Bissau). Em 1991, realizam-se as primeiras eleições multipartidárias, instituindo-se um Estado de Direito Democrático.

SISTEMA POLÍTICO
República democrática, com regime multipartidário e sistema de Governo semipresidencial.

GENTE & CULTURA
Mestiçagem
Elementos europeus e africanos marcam a cultura local, definindo a sua idiossincrasia e revelando uma miscigenação muito própria, através dos seus estilos musicais, das danças, do artesanato e da gastronomia.

Hospitalidade
Morabeza é a palavra criada pelo povo cabo-verdiano para definir a arte de se relacionar de forma simpática com os visitantes.

Religião
Maioritariamente católica, com outras confissões a coexistirem em liberdade e pacificamente.

Língua
Cabo-verdiano, ou Língua Cabo-Verdiana: habitualmente designada crioulo, é a língua mais falada.
Português: é a língua oficial.

DINHEIRO
Moeda
Escudo cabo-verdiano.

Valor
O escudo tem câmbio fixo com o Euro. 1 Euro = 110$265. Face ao dólar, varia, mas gira em torno de 1 USD = 80$00.

Câmbio
Nas ilhas do Sal, Santiago e São Vicente, há casas de câmbio. Em todas as ilhas, pode-se trocar dinheiro nas agências bancárias e em máquinas automáticas.

Cartões de crédito
São aceites nos principais hotéis e em alguns restaurantes.

TRANSPORTES

Companhias aéreas
A TACV-Cabo Verde Airlines assegura a ligação entre ilhas e com o exterior. Outras companhias aéreas ligam o país a destinos específicos, nomeadamente em África e na Europa.

Transporte marítimo
Duas ilhas de Cabo Verde (Brava e Santo Antão) são servidas unicamente por via marítima. Há ligações diárias entre a Brava e a ilha do Fogo e a Praia, bem como entre Santo Antão e São Vicente.

Táxis
Os táxis abundam nas principais ilhas, a preços acessíveis.

Rent-a-car
Várias empresas fornecem este serviço, nos principais centros urbanos.

Transportes colectivos
Autocarros circulam, sobretudo, em Santiago, São Vicente e Sal.
Os chamados Hiaces são uma opção barata mas nem sempre a mais confortável. Circulam entre os diferentes núcleos urbanos e localidades, em todas as ilhas.

COMUNICAÇÕES
Telefone e telemóvel
Disponíveis em qualquer parte do país. Cartões podem ser adquiridos nas delegações das operadoras, estações de correios, estações de serviço, bares e outros estabelecimentos comerciais e junto de agentes móveis.

Internet
Há opções de Internet móvel e determinados espaços (praças, escolas, aeroportos) dispõem de rede wireless de acesso gratuito.

Correios
Existem estações em todos os centros urbanos. Em alguns casos vendem livros, postais e souvenirs além do serviço habitual.

SAÚDE
Serviços médicos
Hospitais ou centros de saúde da rede pública asseguram os cuidados médicos, mas nos principais centros urbanos podem encontrar-se clínicas privadas. Nos principais hotéis, há sempre contacto com assistência médica em caso de necessidade.

Farmácias
Em todas as ilhas.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Classificados