Home » Actualidades » Universidade e padrinho destacam Pedro Pires pelo trabalho que desempenhou em prol da educação

Universidade e padrinho destacam Pedro Pires pelo trabalho que desempenhou em prol da educação

Judith Nascimento, que falava na cerimónia de concessão de grau de Doutor Honoris Causa a Pedro Pires, disse que a distinção se deve ao trabalho da figura reconhecida que tem desempenhado na política internacional “como um visionário”

A reitora da Universidade de Cabo Verde, Judith Nascimento, considerou hoje como “marca indelével” na história da instituição universitária ao atribuir o primeiro Doutor Honoris Causa ao Comandante Pedro Pires.

Judith Nascimento, que falava na cerimónia de concessão de grau de Doutor Honoris Causa a Pedro Pires, disse que a distinção se deve ao trabalho da figura reconhecida que tem desempenhado na política internacional “como um visionário” e um dirigente que sempre defendeu a paz, a liderança a boa governação a sustentabilidade.

“Distingue-se pela sabedoria como liderou grandes desafios de desenvolvimento do país apostando em sectores chaves como a educação, semeando os alicerces do ensino superior com a criação do primeiro curso de formação de professores em 1979”, afirmou.

O professor e doutor Manuel Veiga, que foi o padrinho da cerimónia do Honoris Causa, ao usar da palavra na cerimónia, descreveu Pedro Pires em três pilares na sua caminhada, e que se distinguia pelo “Patriota e honrado”, “Líder e visionário” e “Homem de palavra e comprometido com o seu povo”.

Para Manuel Veiga o reconhecimento é pelo “trabalho notável que prosseguiu ao longo da sua vida na luta de libertação e como governo” pelo que admite que Uni-CV ao atribuir o seu mais alto título académico acaba por realizar um acto de justiça e reconhecimento a um dos mais altos filhos da Nação.

A cerimónia que decorreu na Biblioteca Nacional, cumpriu com o tradicional cortejo académico com doutorados e catedráticos da Uni-CV, entre os quais magníficos reitores de universidades de Portugal e das Canárias, que admitiram tratar-se de uma justiça para Pedro Pires, ser reconhecido no seu país.

A atribuição de título de honoris causa a Pedro Pires faz parte do programa das comemorações alusivas ao décimo aniversário da criação da UNI-CV, enquanto instituição pública de ensino superior do país.

Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados