PUB

Santiago

Graça Machel estará na praia para a semana para falar sobre liderança feminina

A ativista e política moçambicana, Graça Machel, participa, na próxima segunda-feira,12, de uma conversa aberta, promovida pelo Instituto Pedro Pires, onde vai abordar a liderança feminina e debater questões relacionadas com a potencialização da contribuição das cabo-verdianas para a transformação do país.

 “No dia de Cabral, o IPP recebe Graça Machel” é o nome dado à conversa motivacional, a ter lugar no IPP,  dia 12, a partir das 16h30, moderada pela ex-primeira dama, Lígia Dias Fonseca.

A conversa terá ainda a participação de quatro entrevistadores, que vão instar a convidada a debater questões relacionadas com a potencialização da contribuição das cabo-verdianas para a transformação do país e com os desafios da liderança feminina.

Defensora dos direitos humanos

Graça Machel é apresentada, pelo IPP, como uma das principais defensoras dos direitos das mulheres e das crianças no mundo e, há já muitas décadas, uma ativista política e social.

Criou o Fundo Graça Machel em 2010, como uma organização pan-africana de advocacia focada na saúde e nutrição infantil, educação, empoderamento económico e financeiro das mulheres, liderança e boa governação.

O Fundo, diz o IPP, tem trabalhado para “Multiplicar Rostos e Amplificar Vozes” de mulheres e crianças africanas.

Machel também fundou e é presidente da Fundação para o Desenvolvimento Comunitário e do Instituto Zizile para o Desenvolvimento Infantil.

É ainda presidente do Conselho do Fórum de Políticas da Criança Africana, presidente do Conselho do Centro Africano para a Resolução Construtiva de Disputas, presidente do Conselho da United People Global e presidente Executiva do Instituto Mandela para Estudos de Desenvolvimento.

Graça Machel é também membro do conselho da South African Future Trust, da Fundação Mo Ibrahim, da Fundação Kofi Annan e da Education Above All, membro do Conselho Consultivo Global da Agenda de Jovens da UNICEF, administradora do Nelson Mandela Children’s Fund, Chanceler da African Leadership University e membro do Conselho de Liderança da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável.

“Para o IPP, é particularmente significativo que, no emblemático dia 12 de Setembro, em que Cabo Verde celebra o exemplo e o legado de Amílcar Cabral, o Instituto possa promover esta Conversa Motivacional com tão ilustre personalidade mundial”, referiu.

PUB

PUB

PUB

To Top