PUB

Editorial

Editorial: 14 anos depois A NAÇÃO sempre à procura da renovação

Este Jornal comemora, na próxima segunda-feira, 6 de Setembro, o 14º aniversário da chegada às bancas do seu primeiro número, constituindo A NAÇÃO a principal imagem de marca do Grupo Alfa-Comunicações.

São 14 anos traduzidos em 731 edições, onde a realidade nacional se encontra espelhada nos seus mais variados quadrantes e cores. Enquanto espelho da sociedade que somos não será exagero afirmar que parte importante da história do país nestes 14 anos passam também pelas páginas do A NAÇÃO.

Nesta caminhada de quase uma década e meia, vale, também, sublinhar o compromisso e o papel incontornável dos seus profissionais, nos diferentes níveis, funções e especialidades, que fazem do Jornal uma produção colectiva, corolário de muita entrega e dedicação, garante dos avanços incrementais que, a cada ano, o Projecto foi granjeando.

Vale ainda reconhecer que o Espaço Mediático tornou-se, neste lapso de tempo, mais consistente e mais diverso, com o consolidar também do A NAÇÃO. É claro que nisso não faltaram também os momentos difíceis.

Em tempos de Pandemia, o Jornal conseguiu dar à volta e sobreviver,  fazendo desse momento de provação não só um teste de resistência, como também de desafio ao futuro.

E se Cabo Verde, no cômputo da Liberdade de Imprensa, tem reputada posição internacional, não há como não debitar, também, crédito aos jornalistas, aos integrantes, todos – de A até Z – do nosso Semanário.

A liberdade de opinião, a credibilidade da notícia e a consistência das estórias reportadas, mais o sentido de Ética e Deontologia profissionais, consubstanciados no seu Manifesto Editorial, tudo isso tem contado, ao longo destes anos de caminhada, com altos e baixos – felizmente mais altos de que baixos! -, e, seguramente, de enorme valência pública, como mostram os estudos comparativos entre os Órgãos de Imprensa Cabo-Verdiana.

O Passado, esteio essencial para que tivéssemos chegado a esta Etapa, mantém-se importante, como referência intermitente  e fonte da nossa consagrada Identidade.

Mas, o Futuro, desafio do presente do dia-a-dia do A NAÇÃO, tanto nas actualizações no Online – a saber: Site, FaceBook e/ou YouTube -, como na montagem do Semanário, é o nosso grande foco.

Agradecendo a todos por tudo o que têm feito, a Direcção convoca a cada um, à superação e à inovação constante e permanente para o horizonte de, aqui e agora, dos próximos 14 anos.

A ambição, que é legítima e é possível, inscreve-se e mantém-se no ideário de um Jornal para toda a Nação Cabo-Verdiana (Ilhas e Diáspora) e Global, porque o Mundo hoje não conhece fronteiras.

Na parte que nos toca, estamos, desde já, focados e comprometidos, numa idealização e construção permanentes do que será o A NAÇÃO dos próximos anos, seguro de que estes serão também de renovados desafios, porém, sem abdicarmos dos compromissos assumidos e que nos animam desde aquele hoje longínquo 6 de Setembro de 2007.

Um bem-haja a todos, anunciantes, leitores, colaboradores!

A Direcção

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 731, de 02 de Setembro de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top