Home » Actualidades » Destaques da edição 474 do Jornal A NAÇÃO

Destaques da edição 474 do Jornal A NAÇÃO

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL RETIRA VALOR AO VOTO EM BRANCO

O Tribunal Constitucional (TC) decretou que o voto em branco não é “voto expresso”, e, com isso, deitou por terra os recursos do PAICV e da UCID no sentido de impedir a maioria absoluta na Câmara Municipal de São Vicente. Com esta decisão, contestada pelo juiz Aristides Lima, o MpD vai governar sozinho, pela primeira vez, na “Ilha do Monte Cara”. Uma vitória de “secretaria” criticada pelo constitucionalista Wladimir Brito.

MPD RECEBE DE BANDEJA CÂMARA DE SÃO VICENTE

CONSTITUCIONALISTA WLADIMIR BRITO: “NÃO SE DEVE GANHAR ELEIÇÕES NA SECRETARIA”

O constitucionalista Wladimir Brito considera que o Tribunal Constitucional decidiu mal ao atribuir todos os nove vereadores da Câmara Municipal de São Vicente ao MpD, supostamente, ao abrigo dos resultados das eleições de 4 de Setembro. Dando razão ao juiz Aristides Lima, que votou vencido nos dois recursos interpostos pelo PAICV e UCID, Brito entende que o voto em branco deve, sim, ser tido em conta na hora do apuramento geral e distribuição dos mandatos em todas as disputas de órgãos colegiais.

CADEIA DE SÃO MARTINHO

DIRIGENTES ACUSADOS DE ESCRAVIZAR PRESOS

Presos na Cadeia de São Martinho (na Praia) estão, alegadamente, a ser obrigados a trabalhar fora desse estabelecimento em obras de dirigentes daquela penitenciária. A denúncia é de familiares dos detidos, que apontam o dedo ao chefe de segurança, Francisco Ramos. Este, por sua vez, assume a prática que considera “normal”, uma vez que, segundo diz, o director António Borges “tem feito a mesma coisa”.

CRIMINALIDADE

DELINQUÊNCIA CONTINUA SEM FREIO NA CAPITAL DO PAÍS

Os delinquentes continuam a apoquentar a cidade da Praia. Só nos últimos 12 meses, segundo dados do Ministério Público, o país registou 120 homicídios, sendo que a maior parte foi na Capital do País.

PRESIDENCIAIS’2016

DOMINGO É DIA DE ELEIÇÕES

Neste domingo, 2 de Outubro, os cabo-verdianos têm a oportunidade de escolher o Presidente da República de entre os três candidatos que se pontificam: Albertino Graça, Joaquim Monteiro e Jorge Carlos Fonseca.

Sendo um pleito para a escolha do Mais Alto Magistrado da Nação, todos se devem dirigir às urnas, contra a abstenção e para uma maior legitimidade e autoridade do próximo Presidente da República.

ECONOMIA

PROMESSAS DE CAMPANHA COMEÇAM A DESFAZER-SE

A promessa de gerar 45 mil postos de trabalho no decurso desta Legislatura, reafirmada como compromisso no Programa do Governo, ao que tudo indica, é para esquecer. Com a “dificuldade” assumida pelo ministro Olavo Correia, num crescimento da economia em torno dos sete por cento, várias outros “compromissos” correm também o risco de não sair da categoria de “promessas eleitorais”.

ROLANDA SEMEDO ENTRE OS MELHORES CANTORES DE JAZZ DO MUNDO

Rolanda Semedo encontra-se no “top 20” dos melhores cantores Jazz do mundo, conforme a lista a Rádio Ssassy, em Atlanta, nos Estados Unidos da América (EUA). Residente em Lisboa (Portugal), essa luso-cabo-verdiana encontra-se na sétima posição, à frente de Kathy Kosins (tema: Where are you) e atrás de David McLorren (Phunk 101). Esse desempenho deve-se ao seu mais recente single, “Salta brinca”, gravado na Alemanha e lançado em “streaming” no passado dia 1 deste mês.

Esta edição do Jornal A NAÇÃO, nº 474, que chega às bancas nesta quinta-feira, 29 de Setembro, traz, também, dois Cadernos, nomeadamente: o ETC, e um outro, referente às PRESIDENCIAIS de domingo, 02 de Outubro; a par das opiniões de José Vicente Lopes, Gaudino Cardoso, Paulino Oliveira, Orlando Mascarenhas, Emanuel Spencer e Vieira Lopes; do Consultório de Raquel Fernandes; e da Coluna de Marciano Moreira

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Notícias Relacionadas

Classificados