PUB

Mundo

Líder supremo do Irão diz que Arábia Saudita sofrerá “vingança divina”

O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, disse, este domingo, que a Arábia Saudita vai sofrer uma “vingança divina” pela execução de um líder religioso xiita, horas depois de manifestantes atacarem a embaixada do reino em Teerão.

“O derramamento injustificado de sangue deste mártir vai ter rápidas consequências”, disse Khamenei perante um grupo de clérigos na capital, referindo-se a Nimr al-Nimr, que foi executado juntamente com outros 46 homens, no sábado.

“Este académico não encorajava pessoas à ação armada nem conspirava secretamente. A única coisa de que é culpado foi de fazer duras críticas públicas, impelido pelo seu zelo religioso”, afirmou.

Os condenados — 45 sauditas, um egípcio e um chadiano — julgados em diferentes casos, foram executados com sabre ou fuzilados em 12 cidades da Arábia Saudita. Eram, na maioria, jihadistas da Al-Qaeda.

Após a execução do xeque Al-Nimr, algumas centenas de homens e mulheres manifestaram-se na Arábia Saudita, na cidade de maioria xiita de Qatif, no leste do país, brandindo retratos do dignitário xiita.

Os protestos mais fortes surgiram no Irão, potência xiita que avisou que Riade pagará “um preço elevado” pela execução do xeque Al-Nimr, enquanto se multiplicam as convocatórias de manifestações para este domingo.

Manifestantes atiraram, no sábado à noite, ‘cocktails Molotov’ contra a embaixada saudita em Teerão, incendiando uma parte do edifício, e outros conseguiram chegar ao telhado do edifício e arrancar a bandeira saudita do mastro.

Fonte: Observador.pt

PUB

PUB

PUB

To Top