PUB

São Nicolau

São Nicolau: Carriçal já tem energia eléctrica 100% renovável

A localidade de Carriçal, no município da Ribeira Brava (Ilha de São Nicolau) já tem energia eléctrica 100% renovável, passando, assim, a ser a quinta localidade do País a ter acesso ao serviço básico de electricidade, de forma continuada com recurso solar.
O sistema eléctrico de Carriçal está operacional desde o passado dia 19 de Dezembro e representa a cobertura eléctrica total do Município de Ribeira Brava.
Esse sistema autónomo de energia está configurado por uma Central Solar Fotovoltaica de 22 kWp de potência instalada, uma rede de distribuição e iluminação pública. A Central dispõe de baterias para armazenagem da electricidade gerada no horário solar e consumida no período nocturno. A rede de distribuição em Baixa Tensão abastece à iluminação pública e 40 ligações domésticas, que dão serviço a 190 habitantes.
O projecto foi financiado em quase 16 mil contos cabo-verdianos, numa parceria entre o Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO, Ministério do Turismo, Indústria e Desenvolvimento Empresarial e a Câmara Municipal da Ribeira Brava, com a execução da empresa Águas de Ponta Preta (APP).
A APP foi, também, a responsável pela instalação da Central Fotovoltaica de Monte Trigo, em Santo Antão, inaugurada em Fevereiro de 2014.
Com a entrada em funcionamento deste projecto, em Cabo Verde mais de mil pessoas já têm acesso à electricidade 24 sobre horas, produzida, exclusivamente, por energias renováveis, evitando, deste modo, o consumo de mais de 30 mil litros de combustíveis de origem fóssil e emissão de cerca de 150 toneladas de dióxido de carbono, o mais prejudicial para a camada de ozono da atmosfera.

PUB

PUB

PUB

To Top