PUB

Santiago

Hospital de Santiago Norte: Há dois meses sem Raios X

O Hospital Regional de Santiago Norte (HRSN), em Santa Catarina, está há dois meses sem serviço de Raios X, uma situação que muito tem desagradado os utentes dessa unidade. A sua directora, Dália Monteiro, reconhece o facto e promete que, dentro em breve, o assunto estará ultrapassado.
Desde Outubro que os utentes dos concelhos de Santa Catarina, Tarrafal, São Miguel, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos e Santa Cruz, que procuram cuidados médicos, no Hospital Santa Rita Vieira, estão a enfrentar dificuldades em fazer o seu tratamento nessa unidade de saúde. Tudo por falta de um serviço de Raios X. Os doentes, ao que A NAÇÃO apurou, são obrigados a deslocar-se à cidade da Praia para efectuarem os exames em causa.
Este jornal conseguiu também saber junto de uma fonte do HRSN que, em casos de urgência, os doentes são evacuados em ambulância para a cidade da Praia, onde, depois de atendidos, são de novo encaminhados para o HRSN. Outros há que se deslocam com os seus próprios meios à Praia em busca de um Raio X.
A falta desse serviço no HRSN tem causado descontentamento aos doentes, sobretudo os que moram em zonas mais distantes. São os casos do Tarrafal, São Miguel Santa Cruz e São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos.
Confrontada com a situação, a directora do HRSN, Dália Monteiro, confirmou que, de facto, o referido hospital está sem o serviço de Raios X, devido a uma avaria no aparelho. No entanto, ela avança que a peça para a reparação da máquina encomendada no exterior já se encontra no país. “Dentro de duas semanas, acreditamos, o problema será resolvido, e assim o Hospital voltará a atender os doentes dentro da normalidade”, acredita Dália Monteiro.
 

PUB

PUB

PUB

To Top