PUB

Economia

Confiança do consumidor continua a cair

A confiança dos cabo-verdianos continua a diminuir, tendo o indicador situado abaixo da média da série, indicam os dados relativos à confiança do consumidor do terceiro trimestre de 2015, apurados pelo Instituto Nacional de Estatísticas.
O indicador evoluiu negativamente relativamente ao trimestre homólogo e de acordo com os dados, deveu-se a apreciação negativa sobre a situação financeira das famílias, situação económica do país para os próximos 12 meses e a situação económica actual do seu lar comparativamente ao mesmo período do ano 2014.
Segundo as famílias inquiridas, tanto a situação económica das famílias, como a situação económica do país evoluiu negativamente relativamente ao trimestre homólogo.
Os mesmos dizem que os preços de bens e serviços diminuíram significativamente face ao trimestre homólogo e o desemprego no país diminuiu quando comparado com o mesmo período do ano 2014.
Com a situação económica actual relatada pelas famílias, 83 por cento (%) diz que não será possível poupar dinheiro contra 7% que acreditam ser possível. No ano anterior essa percentagem situava-se em 62%.
Quanto à intenção de comprar carro, 99% das famílias afirmam “ter certeza absoluta que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos, e apenas 1% asseguraram que provavelmente irão comprar um carro nos próximos dois anos.
Relativamente a intenção de comprar ou construir uma casa nos próximos dois anos, também a maioria dos inquiridos, 94% é de opinião de que não irá comprar, nem construir uma casa, contra 75% registado no período homólogo. Cerca de 1% afirmaram que provavelmente não irão construir ou comprar uma casa, 5% dos entrevistados são de opinião que provavelmente irão construir ou comprar uma casa nos próximos dois anos.
Para os próximos 12 meses, tanto a situação financeira das famílias, como a situação económica do país deverá evoluir negativamente relativamente ao mesmo período do ano 2014. Segundo as famílias inquiridas, os preços de bens e serviços deverão diminuir quando comparado com o trimestre homólogo, o desemprego no país deverá diminuir face ao trimestre homólogo.
 

PUB

PUB

PUB

To Top