PUB

Boa Vista

Boa Vista vai ter resort Hilton de 401 quartos

Depois das ilhas do Sal e Santiago, Boa Vista será o próximo destino de Cabo Verde a ganhar um empreendimento turístico de luxo, sob a sigla da prestigiada cadeia Hilton, dos Estados Unidos da América. A informação foi avançada em primeira mão pelo The Resort Group ao A NAÇÃO.
Estamos perante mais uma grande investida de projectos turísticos do The Resort Group PLC (TRG) para Cabo Verde, a somar aos dois resorts já existentes – Dunas e Tortuga – e ao que se encontra em construção – Lhana Beach Resort, todos na ilha do Sal, o primeiro alvo de investimento deste grupo no arquipélago e ao Hilton Praia, cuja primeira pedra foi lançada na semana passada na capital e cujas obras arrancarão em Julho.
Relativamente ao resort Hilton Boa Vista, ainda que sem avançar muitas informações, Victor Fidalgo, consultor do TRG, adianta que já há um “entendimento” entre a cadeia Hilton e o grupo para a construção de um resort na Boa Vista, que deverá ter 401 quartos.
Aliás, a Boa Vista será o destino do novo pacote de investimentos do TRG em Cabo Verde, conforme revelou também a este jornal Robert Jarrett, PCA do grupo. “Neste momento, já investimos cerca 250 milhões de euros em Cabo Verde, e para a Boa Vista devemos investir entre 600 e 700 milhões”, disse o empresário inglês.
Em causa estão entre seis a sete resorts que estarão, contudo, sujeitos e à evolução do mercado turístico mundial e às condições de investimento e de operação (competitividade) no país. “Depende dos operadores turísticos e também da demanda do consumidor, e isso muda à medida que avançamos”, explicou Jarret.
Convenção de Estabelecimento desfasada
Não menos importante, para a concretização prática destes investimentos, o grupo que tem dado provas de credibilidade nos projectos empreendidos, mostra-se apreensivo com algumas questões relacionadas com o ambiente de negócios do país. Alguns empreendimentos poderão até estar em causa, devido à desadequação do Código de Benefícios Fiscais e do Código IPC, face à realidade turística mundial , sobretudo dos “nossos” concorrentes mais próximos.
Victor Fidalgo fala de “bloqueios contidos” no Código de Benefícios Fiscais, nomeadamente “a exigência de um investimento de 10 milhões de contos” para a elegibilidade à Convenção de Estabelecimento. “O realista seria exigir entre dois milhões de contos até um máximo de três milhões”. A isso acresce o Crédito Fiscal que “veio substituir os períodos de isenção e matar a nossa fraca competitividade” e o novo “Pagamento por Conta do novo Código de IPS”.
Na linha do seu consultor, Robert Jarrett admite que, em termos de ambiente de negócios, continua a não ser fácil investir em Cabo Verde, mas, mesmo assim, o TRG almeja avançar em força na Boa Vista, esperando que “o Governo e o Parlamento caiam na realidade”. Por detrás desta escolha está a beleza natural dessa ilha e as suas potencialidades.
“Boa Vista está bem localizada, é dos sítios e das ilhas mais belas que eu já vi, e eu viajo muito. Por outro lado, sinto que a procura por um local que tem o tipo certo de influência externa, como é a Boa Vista, e que tem aquilo a que eu chamaria de um nível macro, é o lugar certo para investir, e sempre foi”, afirma o empresário.
E porque os negócios não param, e mesmo para “pressionar” as melhorias no Código de Investimentos, o TRG já está à caça de cadeias hoteleiras que darão corpo à gestão dos empreendimentos turísticos previstos para a Boa Vista. Tirando o White Sands, que terá 835 quartos e o Hilton Boa Vista 401, o grupo está a negociar já com outras possíveis marcas. Por isso, por ocasião do lançamento do Hilton Praia, numa operação de charme e negócios, estiveram no país representantes de importantes cadeias. Wilma Kellermann, vice presidente para a área de desenvolvimento da Steigenberger Hotels & Resorts, uma empresa alemã de hotéis que está em fase de expansão internacional, diz-se “muito animada” por, “finalmente”, a marca chegar a Cabo Verde.
“A Alemanha é um mercado emissor muito grande de turistas para Cabo Verde e esperamos ser parte disso, para poder apoiar Cabo Verde. Em conjunto com o TRG estamos a analisar alguns locais, e espero que possamos ter sucesso aqui”, disse Wilma ao A NAÇÃO.
O grupo diz-se interessado em dois investimentos na Boa Vista, um resort de luxo de cinco estrelas e outro de quatro. A mesma expectativa é partilhada pela cadeia Raddisson.
Segundo uma fonte da referida cadeia que gere 1.370 hotéis em mais de 77 países, África é neste momento um continente prioritário. “Temos 65 hotéis abertos e em fase de desenvolvimento em 27 países africanos. O nosso plano é expandir a nossa oferta de resorts em toda a África e isso inclui as ilhas de Cabo Verde”, avançou.
A mesma fonte enaltece o facto de Cabo Verde estar “muito bem classificado para fazer negócios”, ser “seguro financeiramente” e ser “politicamente estável”. Portanto, como remata Victor Fidalgo, para a materialização destas intenções de investimentos, “que vão criar milhares de empregos permanentes e contribuir para o Estado arrecadar avultados montantes”, falta “apenas o Governo e o Parlamento restituirem a Cabo Verde a competitividade que tinha, antes das recentes mudanças”.
Entretanto, a primeira pedra do Hotel Hilton Praia, o primeiro do TRG com a sigla Hilton, foi lançado na Praia na passada quinta-feira. Catorze pisos, 201 quartos e cerca de 150 postos de trabalho directos são alguns dos números deste projecto. As obras, orçadas em 41 milhões de euros, arrancam em Julho de 2016.
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top