PUB

Sociedade

Cardeal e bispo de Cabo Verde visitam a Arquidiocese de Olinda e Recife

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e o bispo auxiliar, dom Antonio Tourinho Neto, receberam na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da Cúria Metropolitana, bairro das Graças, uma comitiva do Arquipélago de Cabo Verde.
No grupo estavam o cardeal e bispo da Diocese de Santiago, Arlindo Furtado, e o bispo da Diocese de Mindelo, Ildo Fortes, além do ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga. Os religiosos aproveitaram a oportunidade para dialogar sobre a caminhada da Igreja nos dois países.
De acordo com o cardeal Furtado, o grupo já passou por algumas dioceses brasileiras em buscas de experiências que possam ser replicadas em Cabo Verde. “O objetivo da nossa visita a dom Fernando é buscar informações sobre a Fazenda da Esperança, pois estamos em processo para abrir uma unidade em nosso país”, explicou o prelado.
Dom Saburido contou um pouco da sua experiência na Diocese de Sobral (CE), onde ele conseguiu implantar uma Fazenda da Esperança para o atendimento de homens dependentes químicos. “É um trabalho fantástico, que de fato recupera e evangeliza. De modo que estamos prestes a iniciar a construção da primeira unidade da fazenda na Arquidiocese de Olinda e Recife. Pernambuco já tem três fazendas”, declarou.
Responsável pela implantação da Fazenda da Esperança na Bahia e em Sergipe, dom Antonio Tourinho Neto reforçou os religiosos africanos que o atendimento vai além da assistência ao dependente químico. “A fazenda tem um carisma que alcança não só quem está internado, mas a família desse jovem ou dessa jovem que está em busca de um novo rumo. É um trabalho onde é evidente a ação do Espírito Santo e que os senhores podem levar com confiança para vossas dioceses”, aconselhou.
Além do problema das drogas, os religiosos discutiram sobre as vocações e outros desafios pastorais. “Foi um encontro muito positivo. É sempre bom poder partilhar, sobretudo, com uma Igreja que tem desafios tão parecidos com os nossos. Saímos daqui entusiasmados”, declarou o cardeal Furtado. O grupo ainda teve a oportunidade de conhecer a Igreja Catedral Sé de Olinda e outros templos históricos.
Também participaram da audiência, o bispo emérito da Diocese de Palmares e vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Genival Saraiva, e o fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa.
Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

PUB

PUB

PUB

To Top