PUB

Economia

Competitividade do Turismo mundial: Cabo Verde no meio da tabela do ambiente de negócios

Cabo Verde encontra-se na 72 posição da tabela do índice de competitividade do turismo mundial no quesito ambiente de negócios, num universo de 141 países analisados.
Em termos gerais, o relatório do Fórum Mundial, a que A NAÇÃO teve acesso, coloca Cabo Verde na 86ª posição no ranking total dos 141 países que foram analisados em 14 indicadores e obteve a média final de 3.46 pontos, numa escala de um a sete valores..
Este relatório tem como objectivo avaliar a qualidade e competitividade dos países no contexto mundial do turismo, tendo como base vários critérios e indicadores essenciais ao desenvolvimento do sector do turismo.
No ambiente de negócios, Cabo Verde conseguiu 4.4 pontos, colocando-o na 72ªposição da geral relativamente a este indicador. Relativamente ao indicador Infraestruturas do Transporte Aéreo, o arquipélago conseguiu 3.6 valores, ficando na 43ª posição do ranking dos 141 países, no que concerne a este indicador.
No que diz respeito ao indicador “Competitividade dos preços” (taxas de aeroporto , preços de hotel, etc, ) o arquipélago obteve 4.5 pontos, situando-se na 85ª posição no quadro geral dos 141 países analisados.
Relativamente à sustentabilidade ambiental, as ilhas conseguiram 4.3 pontos, ficando na 49ª posição do geral para este indicador.
O relatório do Fórum Mundial tem em conta ainda o indicador de “Saúde e Higiene”, onde o arquipélago obteve 4.6 valores, situando-se na 96ª posição em relação aos 141 países, neste indicador.
Ainda em relação ao quesito Segurança, Cabo Verde obteve 5.2 valores, ficando assim na 81ª posição da geral para este indicador.
FRACO DESEMPENHO
Porém, há indicadores onde as ilhas obtiveram um “fraco desempenho”, mormente nos quesitos “recursos naturais” e “recursos culturais e negócios de viagens”. Em ambos, o arquipélago encontra-se na linha vermelha, abaixo dos dois pontos percentuais.
Estes indicadores avaliam, por exemplo, o número de Patrimónios Mundiais que o país detém, as áreas protegidas, o número de eventos e encontros internacionais que organizam, etc.
De salientar que em termos gerais a lista geral do ranking da competitividade turística é liderada pela Espanha, seguida da França e Alemanha. O Chad lidera o fim da lista em 141º lugar, antecedido por Guiné (140º) e Angola (139º). GC
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top