PUB

Desporto

Comités Olímpico e Paralímpico cabo-verdianos apresentam plano de actividades para ‘Rio 2016’

O Comité Olímpico (COC) e o Comité Paralímpico Cabo-verdianos (COPAC) apresentaram esta quinta-feirano Centro Cultural do Brasil, na cidade da Praia, um plano alusivo a participação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio2016, denominado “Cabo Verde Rumo ao Rio”.
Este evento contou a com a presença do embaixador do Brasil, João Inácio Padilha e respetivos presidentes do COC e do COPAC, estando também presentes na plateia presidentes de várias federações desportivas, representantes da Direção Geral dos Desportos, membros da sociedade e outros parceiros que do movimento olímpico em Cabo Verde.
Da lista de atividades apresentadas pelos comités constam ações como o primeiro Congresso Olímpico Cabo-verdiano, agendado para Janeiro de 2015, bem como a Jornada Olímpica (em celebração do dia Olímpico), em Junho.
Segundo o secretário executivo do COC, Leonardo Cunha, “em 2015 pretende-se que exista uma dinâmica muito mais abrangente que tratará a temática da ecologia, e contará com o engajamento de escolas em todas as ilhas de Cabo Verde, sendo importante a contribuição de toda a sociedade Cabo-verdiana na execução destas atividades”.
Durante o ato a presidente do COC, Filomena Fortes, também relembrou a importância do olimpismo e sua vocação que se assenta “na utilização do desporto como ferramenta para o desenvolvimento humano”, e como forma de incentivar o apoio à prática desportiva com valores.
Já o presidente do COPAC, Rodrigo Berjarano, deixou saber o percurso do Comité Paralímpico Cabo-verdiano e dos atletas que já tem passagem garantida para os Jogos, que acontecem no mês de Agosto e Setembro na “cidade maravilhosa”.
O Embaixador do Brasil em Cabo Verde, João Inácio Padilha, por sua vez garantiu que todos os preparativos no Rio de Janeiro já estão a ser feitas, mostrando que as mudanças estão a olhos vistos.
“As obras estão dentro do cronograma dos Jogos, a rede de transportes melhorou muito, e vai se inaugurar em breve várias linhas de transportes que ajudarão no descongestionamento do tráfego, um dos maiores problemas do Rio de Janeiro”, sublinhou.
De recordar que o Comité Olímpico Cabo-verdiano tem cinco potenciais candidatos a participação nos Jogos Olímpicos do Rio, são eles Ruben Sança (Atletismo), Mário Camões (Judo) Sofia Reis (Taekwondo), Lidiane Lopes (Atletismo) e Adysangela Moniz (Judo).
Já no Paralímpico, Márcio Fernandes e mais dois atletas ainda deverão integrar a lista dos participantes cabo-verdianos.
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top